TREINAMENTO FUNCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA DE DESVIOS POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12069

Palavras-chave:

Postura, Coluna vertebral, Adolescentes, Treinamento Funcional

Resumo

Dados epidemiológicos evidenciam prevalência de alterações posturais em adolescentes, nesse sentido, identificar maneiras de prevenir/corrigir desvios posturais nesta população torna-se necessário. Objetivo: analisar os efeitos de um programa de treinamento funcional (TF) para preservação das curvaturas naturais da coluna vertebral e redução do número de desvios posturais que fogem da normalidade. Metodologia: estudo quantitativo e experimental. A amostra constituiu-se por 58 adolescentes, de ambos os sexos, sendo 30 do Grupo Controle (GC), com idade média de 14,76 anos, e 28 do Grupo Experimental (GE) com idade média de 15,10 anos. Para as avaliações foram utilizados um simetrógrafo tipo banner e o Instrumento de Avaliação Postural (IAP). O GE participou de um programa de Treinamento Funcional por um período de seis semanas. A mudança percentual e o teste Qui-Quadrado foram utilizados na análise dos dados. Resultados e Discussão: foi observada uma associação entre a intervenção com TF e a redução dos desvios posturais (-11%) no GE. Não foi observada redução dos desvios posturais no GC. Em algumas regiões, mais de 60% da amostra apresentou desvios posturais. Conclusão: observou-se uma elevada ocorrência de alterações posturais em adolescentes e constatou-se que o TF pode contribuir na redução das mesmas.

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Biografia do Autor

Joseli Vaz Fabricio, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Educação Física pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Aluísio Menin Mendes, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Educação Física pelo Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos.

Diogo Bertella Foschiera, Instituto Federal do Paraná

Docente do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná

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Publicado

01-10-2025

Como Citar

FABRICIO, Joseli Vaz; MENDES, Aluísio Menin; FOSCHIERA, Diogo Bertella. TREINAMENTO FUNCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA DE DESVIOS POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1571–1587, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12069. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12069. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos