TREINAMENTO FUNCIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORA DE DESVIOS POSTURAIS EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-12069Palavras-chave:
Postura, Coluna vertebral, Adolescentes, Treinamento FuncionalResumo
Dados epidemiológicos evidenciam prevalência de alterações posturais em adolescentes, nesse sentido, identificar maneiras de prevenir/corrigir desvios posturais nesta população torna-se necessário. Objetivo: analisar os efeitos de um programa de treinamento funcional (TF) para preservação das curvaturas naturais da coluna vertebral e redução do número de desvios posturais que fogem da normalidade. Metodologia: estudo quantitativo e experimental. A amostra constituiu-se por 58 adolescentes, de ambos os sexos, sendo 30 do Grupo Controle (GC), com idade média de 14,76 anos, e 28 do Grupo Experimental (GE) com idade média de 15,10 anos. Para as avaliações foram utilizados um simetrógrafo tipo banner e o Instrumento de Avaliação Postural (IAP). O GE participou de um programa de Treinamento Funcional por um período de seis semanas. A mudança percentual e o teste Qui-Quadrado foram utilizados na análise dos dados. Resultados e Discussão: foi observada uma associação entre a intervenção com TF e a redução dos desvios posturais (-11%) no GE. Não foi observada redução dos desvios posturais no GC. Em algumas regiões, mais de 60% da amostra apresentou desvios posturais. Conclusão: observou-se uma elevada ocorrência de alterações posturais em adolescentes e constatou-se que o TF pode contribuir na redução das mesmas.
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