APRENDIZADO COLABORATIVO SOBRE A ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO COM USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i2.2026-12023

Palavras-chave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde, Tecnologia Educacional, Materiais de Ensino, Avaliação da Pesquisa em Saúde

Resumo

O presente estudo objetiva descrever a aplicação das técnicas educacionais no aprendizado coletivo da análise de implantação na pós-graduação em enfermagem e discutir como essa abordagem contribuiu para a compreensão do conteúdo. Trata-se de um relato de experiência baseado em uma aula da disciplina "Avaliação em Saúde" do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, envolvendo 24 alunos. Utilizaram-se técnicas de aprendizagem dinâmicas, incluindo a divisão em grupos e o uso de ferramentas avaliativas interativas como a Matriz SWOT e 5W2H. A implementação dessas técnicas revelou benefícios significativos, com alto engajamento e participação dos alunos. A mudança de contexto e a utilização de jogos interativos, como "Torta na Cara", promoveram um aprendizado mais profundo e colaborativo. Os alunos demonstraram evolução significativa na compreensão e aplicação dos conceitos da análise de implantação. O feedback final ressaltou a importância de uma abordagem pedagógica que combina teoria e prática, utilizando técnicas educacionais interativas para promover um aprendizado mais ativo e envolvente. A experiência evidenciou que a aplicação das técnicas de aprendizagem beneficiou na compreensão sobre a análise de implantação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências avaliativas, além de promoverem o pensamento crítico-reflexivo dos discentes.

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Biografia do Autor

Samara Dantas de Medeiros Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Beatriz Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marcos Daniel Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rayonara Medeiros de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Nilba Lima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Erika Simone Galvão Pinto, Universidade de São Paulo

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

DINIZ, Samara Dantas de Medeiros; SILVA, Ana Beatriz Pereira da; OLIVEIRA E SILVA, Marcos Daniel; AZEVEDO, Rayonara Medeiros de; SOUZA, Nilba Lima de; PINTO, Erika Simone Galvão. APRENDIZADO COLABORATIVO SOBRE A ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO COM USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 600–619, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v30i2.2026-12023. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/12023. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos