APRENDIZADO COLABORATIVO SOBRE A ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO COM USO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i2.2026-12023Palavras-chave:
Programas de Pós-Graduação em Saúde, Tecnologia Educacional, Materiais de Ensino, Avaliação da Pesquisa em SaúdeResumo
O presente estudo objetiva descrever a aplicação das técnicas educacionais no aprendizado coletivo da análise de implantação na pós-graduação em enfermagem e discutir como essa abordagem contribuiu para a compreensão do conteúdo. Trata-se de um relato de experiência baseado em uma aula da disciplina "Avaliação em Saúde" do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, envolvendo 24 alunos. Utilizaram-se técnicas de aprendizagem dinâmicas, incluindo a divisão em grupos e o uso de ferramentas avaliativas interativas como a Matriz SWOT e 5W2H. A implementação dessas técnicas revelou benefícios significativos, com alto engajamento e participação dos alunos. A mudança de contexto e a utilização de jogos interativos, como "Torta na Cara", promoveram um aprendizado mais profundo e colaborativo. Os alunos demonstraram evolução significativa na compreensão e aplicação dos conceitos da análise de implantação. O feedback final ressaltou a importância de uma abordagem pedagógica que combina teoria e prática, utilizando técnicas educacionais interativas para promover um aprendizado mais ativo e envolvente. A experiência evidenciou que a aplicação das técnicas de aprendizagem beneficiou na compreensão sobre a análise de implantação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências avaliativas, além de promoverem o pensamento crítico-reflexivo dos discentes.
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