EFEITO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SEGURANÇA DO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11884Palavras-chave:
Educação Continuada, Enfermagem, Gestão de Riscos, Qualidade da Assistência à Saúde, Segurança do PacienteResumo
Objetivo: avaliar o efeito de diferentes metodologias de ensino no desempenho teórico em segurança do paciente. Materiais e método: estudo quase-experimental realizado entre abril e agosto de 2024 com 41 profissionais de enfermagem. Empregou-se metodologia ativa com uso de simulação realística, e metodologia tradicional de ensino com uso de aula expositiva-dialogada em duas unidades de internação geral, respectivamente, intervenções essas repetidas após quatro meses. Antes e após cada intervenção foi aplicado teste de conhecimento teórico; os resultados foram analisados descritivamente e aplicando-se o Teste T de Welch. Resultados: houve diferença estatística (<0.0001) no desempenho teórico após as intervenções, em ambos os cenários; não houve diferença quando comparadas as metodologias de ensino e entre a primeira e segunda intervenções. Profissionais atuantes no turno noturno, do sexo masculino e os concursados obtiveram desempenho inferior. Conclusão: independentemente da metodologia empregada, as intervenções educativas se mostraram eficazes no desempenho teórico em segurança do paciente.
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Referências
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