IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOIMAGEM EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i2.2025-11839

Palavras-chave:

Autoimagem, Redes sociais online, Estética, Saúde mental, Estudantes de ciências da saúde

Resumo

Objetivou-se verificar a relação do uso de redes sociais online na autoimagem e autoestima de estudantes universitários na perspectiva do gênero, no interior de Mato Grosso. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Utilizou-se para a coleta de dados, um instrumento dividido em três componentes, o primeiro com itens relacionados ao perfil socioeconômico e as caraterísticas acadêmicas, o segundo com itens voltados ao uso de redes sociais e o terceiro componente relacionado a percepção sobre autoimagem, autovalor e autoestima. A amostra por conveniência foi composta por acadêmicos regularmente matriculados em um dos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior em Mato Grosso, Brasil. Para as análises, empregou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson (X²), sendo adotado nível de confiança de 95% e significância estatística valor p < 0,05. Participaram da pesquisa 164 estudantes. Na comparação entre os grupos, feminino e masculino, percebe-se que as mulheres apresentaram maior insatisfação com sua autoimagem (p= 0,025) e com a sua autoestima (p = 0,003). Conclui-se, desta forma, que as mulheres universitárias estão particularmente suscetíveis à pressão estética e à insatisfação com sua autoimagem devido ao uso de redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pinho Gomes, Centro Universitário do Vale do Araguaia

Mestra em Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de Mato Grosso; Docente do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Mauro Afonso da Silva Borges, Centro Universitário do Vale do Araguaia

Mestre em Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de Mato Grosso; Docente do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Marcos Vítor Naves Carrijo, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso; Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Referências

ANDRADE, L. F. et al. Saúde mental do estudante universitário: um relato de experiência de extensão no período de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e137101723788-e137101723788, 2021.

BARROS, C.; SACAU, A. Fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 23, n. 3, p. 764-774, 2022.

BRITO, A. A.; THIMÓTEO, T. B.; BRUM, F. Redes sociais, suas implicações sobre a imagem corporal de estudantes adolescentes e o contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19). Temas em Educação Física Escolar, v. 5, n. 2, p. 105-125, 2020.

COLUCI, M. Z. O.; ALEXANDRE, N. M. C.; MILANI D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva. v. 20, n. 3, p. 925-935, 2015.

COPETTI, A. V. S.; QUIROGA, C. V. A influência da mídia nos transtornos alimentares e na autoimagem em adolescentes. Revista de Psicologia da IMED, v. 10, n. 2, p. 161-177, 2018.

DA SILVA, R. F. et al. Comportamento alimentar, insatisfação corporal e ortorexia nervosa: uma revisão sobre a relação entre esses fatores. Research, Society and Development, v. 12, n. 9, p. e4412943139-e4412943139, 2023.

DE TOLEDO, L. C.; CAMPOS, C. R. Síndrome de Burnout, Satisfação de vida, Autoestima e Otimismo em docentes universitários durante o ensino remoto. Educação em Revista, v. 39, 2023.

DOS SANTOS, T. C. A.; RODRIGUES, K. L. A. Impactos das redes sociais em relação à autoestima e autoimagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 3, p. 851-862, 2023.

FARIA, M. X. et al. O dilema das redes sociais: uso por estudantes universitários e impactos sobre afetos e a percepção de saúde. REVISTA HUM@ NAE, v. 15, n. 2, 2021.

JANTARA, R. D. et al. Redes sociais e apoio social em estudantes universitários: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e4709108695-e4709108695, 2020.

LARA, C. C.; FRANCATTO, E. M.; AVÍNCOLA, A. Impacto das redes sociais sobre a insatisfação corporal em meninas adolescentes no ensino médio. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 11, n. 2, p. 32-47, 2022.

PASQUALI, L. V. et al. Insatisfação corporal, comportamento alimentar e o uso das redes sociais em estudantes de cursos de graduação da área das ciências da vida. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 16, n. 103, p. 832-841, 2022.

PENHA, J. R. L.; OLIVEIRA, C. C.; MENDES, A. V. S. Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa/University student mental health: integrative review/Salud mental del estudiante universitario: revisión integrativa. Journal Health NPEPS, v. 5, n. 1, p. 369-395, 2020.

PINHEIRO, T. et al. Relação dos procedimentos estéticos com satisfação da autoimagem corporal e autoestima de mulheres. Revista Cathedral, v. 2, n. 1, 2020.

SANCHES, P.; FORTE, C. E. Redes sociais e depressão: um estudo estatístico sobre a percepção de bem-estar em estudantes universitários. Revista Tecnológica da Fatec Americana, v. 7, n. 02, p. 14-23, 2019.

SOARES, A. K. S.; DO NASCIMENTO, E. F.; CAVALCANTI, T. M. Fenômeno do Impostor e Perfeccionismo: Avaliando o Papel Mediador da Autoestima. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 1, p. 116-135, 2021.

SOUZA, A. C.; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, n. 3, p. 649-659, 2017.

Downloads

Publicado

28-07-2025

Como Citar

GOMES, Letícia Pinho; BORGES, Mauro Afonso da Silva; CARRIJO, Marcos Vítor Naves. IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOIMAGEM EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 826–837, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i2.2025-11839. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11839. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)