ESTADO NUTRICIONAL EM PRÉ-ESCOLARES: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11819

Palavras-chave:

Sobrepeso, Criança, Epidemiologia

Resumo

A avaliação do estado nutricional infantil é fundamental para subsidiar intervenções em saúde pública voltadas à promoção e ao aprimoramento das condições nutricionais. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de pré-escolares da rede pública de ensino do município de Barreirinha, Amazonas. Trata-se de um estudo transversal realizado com 334 crianças de 2 a 6 anos. De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), analisaram-se o índice de estatura para idade (E/I) e o índice de massa corporal para idade (IMC/I). Para a análise estatística, aplicou-se o teste de Kruskal-Wallis para verificar diferenças das variáveis de desfecho segundo idade e o teste de Mann-Whitney para comparações entre gêneros. Entre os pré-escolares avaliados, 7,78% apresentaram obesidade e obesidade grave, com maior percentual entre os meninos (5,09%). O sobrepeso foi observado em 13,47% das crianças, com percentuais iguais entre os grupos de 3 e 4 anos (3,89%) e maior prevalência entre os meninos (8,98%). Verificou-se diferença estatisticamente significativa nos valores de IMC tanto em relação à idade (p=0,000) e quanto ao sexo (p=0,017). Quanto ao peso por idade, 4,19% das crianças apresentavam peso elevado para idade e 3,59% baixo peso para idade; já quanto à estatura por idade, 5,39% apresentaram baixa estatura para idade e 0,60% muito baixa estatura. O cenário nutricional evidencia indicadores relevantes de muito baixa e baixa estatura para idade (5,99%) e de sobrepeso e obesidade (21,25%) entre crianças de 2 a 6 anos.

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Biografia do Autor

Lauramaris Arruda Régis Aranha, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora e Professora Associada da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ângelo Esmael da Silva Maklouf, Instituto de Excelência em Ensino e Pesquisa

Especialista em Ortodontia. Instituto de Excelência em Ensino e Pesquisa (IEEP).

Luiz Augusto Belém Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Odontologia. Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Guilherme Regis Aranha, Universidade de Santo Amaro

Graduado em Medicina. Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Gabriel Regis Nigro, Universidade Anhembi Morumbi

Graduando em Medicina. Universidade Anhembi Morumbi.

Shirley Maria De Araújo Passos, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora e Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Adriana Beatriz Silveira Pinto, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora e Professora Associada da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ângela Xavier Monteiro, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora e Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

ARANHA, Lauramaris Arruda Régis; MAKLOUF, Ângelo Esmael da Silva; BELÉM JÚNIOR, Luiz Augusto; ARANHA, Guilherme Regis; NIGRO, Gabriel Regis; PASSOS, Shirley Maria De Araújo; PINTO, Adriana Beatriz Silveira; MONTEIRO, Ângela Xavier. ESTADO NUTRICIONAL EM PRÉ-ESCOLARES: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1505–1519, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11819. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11819. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos