ETNOGRAFIA EM TESES E DISSERTAÇÕES DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11812

Palavras-chave:

Etnografia, Metodologia qualitativa, Enfermagem

Resumo

Este estudo visa identificar na produção brasileira de teses e dissertações desenvolvidas em Programas de Pós-graduação de Enfermagem o uso da etnografia para a organização e análise dos dados. O estudo utilizou o método bibliométrico e documental para investigar o uso da etnografia em teses e dissertações brasileiras na área de enfermagem entre 2014 e 2024. Foram incluídas as teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação enfermagem, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que mencionassem explicitamente a utilização da etnografia como metodologia, e que tivessem sido publicadas no período estabelecido. Os principais achados destacaram que o uso da etnografia permitiu apreender a profundidade das experiências e interações culturais dos sujeitos envolvidos nos estudos. A análise do uso da etnografia em teses e dissertações dos Programa de Pós-graduação em Enfermagem revela que, embora a metodologia seja valiosa para a compreensão dos aspectos culturais e sociais envolvidos no cuidado de saúde, sua aplicação ainda é limitada dentro da produção acadêmica da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heverton Paulino de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrando pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Waldecy Lopes Junior, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Mestrando pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Ednilson Antonio de Souza, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

Nadini Copertino de Oliveira, Centro Universitário Unifeg

Enfermeira, Centro Universitário Unifeg, Guaxupé/MG.

Eliza Maria Rezende Dázio, Universidade Federal de Alfenas

Doutorado Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Universidade Federal de Alfenas/MG.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Universidade Federal de Alfenas

Professora Titular da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas/MG.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2011. 279 p.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788565848893. Acesso em: 31 out. 2024.

DOS SANTOS, D. A. N.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; JUNIOR, K. S. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa: a investigação qualitativa em educação especial e inclusiva mediada pela espiral da aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 1957-1971, 2019.

FETTERMAN, D. M. Ethnography: Step-by-step. 3. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p.

GEERTZ, C. The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books, 1973. 476 p.

HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: Principles in practice. Routledge, 2019.

HIGGINBOTTOM, G.; PILLAY, J.; BOADU, N. Guidance on Performing Focused Ethnographies with an Emphasis on Healthcare Research. The Qualitative Report, [s. l.], 14 jan. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2013.1550. Acesso em: 31 out. 2024.

HINE, C. et al. Endogenous Hydrogen Sulfide Production Is Essential for Dietary Restriction Benefits. Cell, [s. l.], v. 160, n. 1-2, p. 132-144, jan. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cell.2014.11.048. Acesso em: 31 out. 2024.

JONES, J.; SMITH, J. Ethnography: challenges and opportunities. Evidence-based Nursing, [s. l.], v. 20, n. 4, p. 98-100, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1136/eb-2017-102786. Acesso em: 31 out. 2024.

LEININGER, M. Overview of the theory of culture care with the ethnonursing research method. Journal of Transcultural Nursing, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 32-52, 1997.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, p. 11-29, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2024.

MINAYO, M. C. S. Los conceptos estructurantes de la investigación cualitativa. Salud Colectiva, Buenos Aires, v. 6, p. 251-261, 2010.

NASCIMENTO, T.; SUAREZ, M. C.; CAMPOS, R. D. An integrative review on online ethnography methods: differentiating theoretical bases, potentialities, and limitations. Qualitative Market Research, [s. l.], v. 25, n. 4, p. 492-510, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/QMR-07-2021-0086. Acesso em: 31 out. 2024.

QUEVEDO-SILVA, F. et al. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755312008.pdf. Acesso em: 1 nov. 2024.

WEBSTER, F.; RICE, K. Conducting ethnography in primary care. Family Practice, [s. l.], v. 36, n. 4, p. 523-525, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1093/fampra/cmz007. Acesso em: 31 out. 2024.

Downloads

Publicado

16-09-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Heverton Paulino de; LOPES JUNIOR, Waldecy; SOUZA, Ednilson Antonio de; OLIVEIRA, Nadini Copertino de; DÁZIO, Eliza Maria Rezende; FAVA, Silvana Maria Coelho Leite. ETNOGRAFIA EM TESES E DISSERTAÇÕES DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 1450–1460, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i3.2025-11812. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11812. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)