EDUCAÇÃO PERMANENTE: SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA DE ENFERMEIROS APÓS A SIMULAÇÃO CLÍNICA NO MANEJO DA MÁSCARA LARÍNGEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i2.2025-11687

Palavras-chave:

Capacitação em serviço, Educação Permanente, Enfermagem, Satisfação pessoal

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação e autoconfiança de enfermeiros em capacitação com simulação clínica para uso de máscara laríngea. Método: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. População do estudo composta por 60 enfermeiros que prestavam assistência em situações de emergência e urgência em 10 municípios no interior do Estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2021 a março de 2022, num total de nove encontros. Iniciaram-se com orientações de todo o processo, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aula expositiva, simulação clínica, cenário simulado e defriefing. Ao término do debriefing, numa sala reservada, foi entregue a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para que os enfermeiros pudessem dar seu parecer. Foi considerado intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os 60 enfermeiros apresentaram-se mais satisfeitos do que autoconfiantes. Na análise da dimensão satisfação, a maior pontuação média (4,75) referiu-se a: eu gostei do modo como meu professor ensinou através da simulação. A maioria dos enfermeiros (76,7%) concordou com o método de ensino. Na avaliação geral (95%) os enfermeiros afirmaram estarem satisfeitos e autoconfiantes. Conclusão: O uso da simulação clínica proporcionou satisfação dos enfermeiros quanto ao método de ensino, além de concordarem que são corresponsáveis no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Nicolette Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.

Kelen Mitie Wakassagui De Rocco, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.

Carolina Lourenço de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem Fundamental. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em enfermagem. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.

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Publicado

24-07-2025

Como Citar

PEREIRA, Maria Gorete Nicolette; DE ROCCO, Kelen Mitie Wakassagui; ALMEIDA, Carolina Lourenço de; HADDAD, Maria do Carmo Lourenço; MARTINS, Eleine Aparecida Penha. EDUCAÇÃO PERMANENTE: SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA DE ENFERMEIROS APÓS A SIMULAÇÃO CLÍNICA NO MANEJO DA MÁSCARA LARÍNGEA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 711–732, 2025. DOI: 10.25110/arqsaude.v29i2.2025-11687. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/11687. Acesso em: 5 dez. 2025.

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