OPORTUNIDADES DE ABORDAGENS SOBRE IMUNIZAÇÃO DURANTE O ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10774

Palavras-chave:

Acesso aos serviços de saúde, Imunização, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem

Resumo

Tendo em vista o papel importante que os enfermeiros desempenham no processo de vacinação, o objetivo do presente estudo foi examinar a perspectiva desses profissionais em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que utilizam diferentes modelos de agendamento (Carve-Out e Acesso Avançado), com relação a como aproveitar as oportunidades de discutir a imunização durante o atendimento aos usuários que procuram ajuda sem agendamento prévio. Para realizar a comparação entre as unidades, foram utilizados dados secundários dos relatórios do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e do e-SUS AB, no período de janeiro a dezembro de 2019. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os enfermeiros dessas unidades sendo utilizada a Matriz SWOT para análise do ambiente interno. Com relação à escuta inicial, pode-se observar uma superioridade da UBS que segue o modelo de Acesso Avançado, porém não houve diferenças significativas quanto ao quantitativo de imunizações. A estratégia para diminuir as Oportunidades Perdidas de Vacinação (OPVs) mais citada, foi a abordagem do usuário no momento da procura na “demanda espontânea”. No entanto, foi evidenciada como barreira a falta da caderneta de vacinação, já que o usuário não estaria na unidade para essa demanda e o pouco tempo disponível. Não houve diferenças significativas entre a percepção dos enfermeiros atuantes nos diferentes modelos de agendamento, Carve-Out e Acesso Avançado, no que se refere a oportunizar abordagens sobre imunização durante o atendimento à demanda espontânea.

Biografia do Autor

Daniela Silva Campos, USP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (MPAPS/EEUSP - 2023), Especialização em Saúde Pública pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2007) e Especialização em Saúde Pública com Ênfase na Gestão da Atenção Básica em Saúde pelo Núcleo de Administração em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (2009). No periodo de 2003 -2005 atuou como Enfermeira de Estratégia de Saúde da Família no município de Barueri. De 2005 - 2007, atuou como Enfermeira na Atenção Básica do município de Diadema (SP), como gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nogueira (2007-2012) realizou a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), supervisionou a territorialização e capacitou os profissionais de saúde. De 2013- 2017 atuou como Enfermeira de Estratégia de Saúde da Família na UBS Piraporinha- Diadema e gerenciou a mesma UBS de 2017-2020 onde realizou a implantação do e-SUS AB /prontuário eletrônico e capacitou os profissionais de saúde a respeito, implantou o modelo de acesso avançado na UBS e capacitou os profissionais de saúde, e coordenou o processo de reterritorialização da referida UBS. Desde 2021 é Enfermeira Responsável Técnica da UBS Brás- São Paulo, com vínculo pela Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Possui experiência na área de Enfermagem na Urgência e Emergência, Atenção Básica e Gestão.

Larayne Gallo Farias Oliveira, USP

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Enfermagem da USP (2021). Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências em Itabuna-BA (2007), pós-graduação em Emergência pela Faculdade de Tecnologia e Ciências em Itabuna (2007), Auditoria em Sistemas de Saúde pela Faculdade Estácio de Sá (2013), Gestão em Saúde, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016), e Saúde Coletiva pela UFSB (2019). Mestra em Ensino e Relações Étnico Raciais (PPGER) pela UFSB(2021), e Mestra em Enfermagem (PPGENF) pela UESC (2021). Larga experiência em CTI, Pronto Socorro, Coordenação de Enfermagem, Saúde Coletiva, PACS e Educação em Saúde. Docência de cursos de capacitação (EVOLUIR Consultoria e Treinamentos - PECURE Programa de Educação Continuada em Urgência e Emergência), Cursos Técnicos (ETEI /IEPROL), Graduação (FTC / UNIME) e Pós graduação (FSB) na área de Enfermagem. Membro do Grupo Interdisciplinar de pesquisa em FIsiologia e Comportamento - GIFIC da UFSB. Membro do Grupo Modelos Tecno-Assistenciais e a Promoção da Saúde da EE-USP. Atua em pesquisas para o estudo da prática de Enfermagem em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada para a formação e capacitação de recursos humanos para a Atenção Primária à Saúde e às populações vulneráveis. Escritora dos livros: "Acesso à Saúde no Brasil - percursos à Universalização" e "Acesso à saúde: desafios, perspectivas, soluções e oportunidades na Atenção Primária à Saúde". Bolsista CAPES/PROEX. Contato: larayne@usp.br - Mentora Acadêmica - @profa.larayne

Alfredo Almeida Pina-Oliveira , USP

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP) (2014). Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) da EEUSP (2007). Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP (2004) e Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Bacharel em Enfermagem pela EEUSP (2002). Atualmente, trabalha como Professor Doutor no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) da EEUSP. Atuou como Professor Doutor do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), Consultor em cursos de pós-graduação na EAD Einstein, Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Guarulhos (UNIVERITAS-UNG) e Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde (CPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Tem experiência na área de Educação e Promoção da Saúde com ênfase na produção, análise e uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias Ativas e Teorias do Conhecimento para Ação.

Lislaine Aparecida Fracolli, USP

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação Especial pelo Centro de Educação e Ciencias Humanas da Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na University of Toronto - Canadá (2006) onde pode aprofundar-se em metodologias de pesquisas quanti-qualitativas e promoção da saúde. Em 2012 pode aprofundar seu conhecimento em promoção da saúde e aprimorar as parcerias internacionais no âmbito da pesquisa através do estagio sênior em pesquisa realizado junto ao King?s College - London (Inglaterra). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, exercendo suas atividades vinculada ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem . Tem experiência teórica e prática na área de Enfermagem na Atenção básica , e vem dirigindo suas pesquisas para o estudo da prática de Enfermagem em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: saúde coletiva, trabalho de enfermagem, formação de recursos humanos para a atenção primária, avaliação de programas e serviços e promoção da saúde e desenvolvimento infantil. Desenvolve atividades de ensino no âmbito da graduação e pós-graduação na EEUSP . Possui experiência em projetos de extensão, no âmbito de parcerias firmadas junto as secretarias municipais e estaduais de saúde , voltados para a qualificação da atenção primária a saúde das populações. Foi coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional - Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no SUS no período de 2017 a 2020. Atualmente é Chefe do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP.

Jeniffer Marcela Carlos Blanco, USP

Mestra em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde (MPAPS-EEUSP). Especialização em Saúde da Família - Modalidade a Distância - Enfermeiro - Una-Sus pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2011)
ENFERMEIRA da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo , Brasil.

Anna Luiza de Fátima Pinho Lins Gryschek, USP

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1981) , Licenciatura Plena Em Enfermagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1982) , Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1982) , Especialização em Educação Continuada para Enfermeiros em Aids pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas (1989) , Especialização em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento Em Administração Hospitalar (1983) , aperfeiçoamento para Enfermeiros em Controle de Infecção Hospitalar pelo Instituto do Coração de São Paulo, Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1994) , Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2001) . Atualmente é Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde e Coletiva. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde - MPAPS e Vice-Chefe do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Membro afiliado do The Brazilian Centre for Evidence Based Health Care, um centro colaborativo do Joanna Briggs Institute, atuando principalmente nos seguintes temas: qualificação de enfermagem em aids, educação em enfermagem, assistência de enfermagem em doenças transmissíveis e imunização.

Referências

ALVAREZ, Miriam Senaida Chaupi; PONCE, Erick Arturo Loja; AUCCAHUASI, Wilver. Design of a mobile application for the vaccination registry of children under 5 years. In: Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, p. 012016, 2022.

ARAUJO, Maria Rute de Souza et al. Análise dos fatores que podem contribuir para a ausência ou o preenchimento inadequado da caderneta da criança. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 4, p. e6698-e6698, 2021.

ASSAD, S. G. et al. Permanent education in health and vaccination activities: integration review. Rev Enferm UFPE On line, v. 11, n. 1, p. 410-21, 2017.

ASSAD, Suellen Gomes Barbosa et al. Educação permanente e vacinação: minimizando oportunidades perdidas. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e59391110198-e59391110198, 2020.

BONILLA, Pedro Pablo de Gusmão; WOLLMANN, Lucas. Avaliação da implantação do acesso avançado nos indicadores de qualidade de uma unidade de saúde. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 15, n. 42, p. 2360-2360, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

CAMARGO, Diângeli Soares; CASTANHEIRA, Elen Rose Lodeiro. Ampliando o acesso: o Acolhimento por Equipe como estratégia de gestão da demanda na Atenção Primária à Saúde (APS). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190600, 2020.

CAMERON, Stewart; SADLER, Laura; LAWSON, Beverley. Adoption of open-access scheduling in an academic family practice. Canadian Family Physician, v. 56, n. 9, p. 906-911, 2010.

CANUTO, Liliane Ecco et al. Estudo da demanda de uma equipe da Estratégia Saúde da Família que utiliza o acesso avançado como modelo de organização da agenda. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 16, n. 43, p. 2378-2378, 2021.

DUARTE, Deborah Correia et al. Acesso à vacinação na Atenção Primária na voz do usuário: sentidos e sentimentos frente ao atendimento. Escola Anna Nery, v. 23, 2018.

FAGUNDES, Edson Geraldo; ANDRADE, Lívia Maria Moreira. A atuação da atenção primária à saúde (APS) na imunização contra a Covid-19. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 30, n. 1, p. 345-353, 2022.

FERNANDES, Ana Sabrina Soares et al. Oportunidades perdidas para vacinação de crianças: uma revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 6, p. 29207-29224, 2021.

FERREIRA, Ariana Vitalina et al. Acesso à sala de vacinas nos serviços de atenção primária à saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017.

GALVÃO, Juliana Santana Pereira; SOUZA, Maria Helena da Silva; MENDES, Silvia Fernanda Boaventura. Tecnologias de saúde móvel para o aprimoramento do sistema de informações do Programa Nacional de Imunização–SIPNI. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 7, p. 224-239, 2020.

KAHN, James S.; AULAKH, Veenu; BOSWORTH, Adam. What it takes: characteristics of the ideal personal health record. Health affairs, v. 28, n. 2, p. 369-376, 2009.

LIRA, Pollyana Cirimele et al. Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde no contexto de pandemia por covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e28811326424-e28811326424, 2022.

LOPES, Jéssica Pereira et al. Avaliação de cartão de vacina digital na prática de enfermagem em sala de vacinação. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, 2019.

MARQUES, Luíz Fernando Ribeiro et al. Fake News e Covid-19: uma revisão narrativa. Cadernos UniFOA, v. 18, n. 51, 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias et al. Acesso avançado: uma alternativa tecnológica potente para ampliar o acesso na atenção primária à saúde. Acesso à saúde no Brasil: percursos da universalização, 2023.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias et al. Longitudinalidade na atenção primária à saúde: explorando a continuidade do cuidado ao longo do tempo. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 7, p. 3385-3395, 2023.

OLIVEIRA, Larayne Gallo Farias; FRACOLLI, Lislaine Aparecida. Estratégias colaborativas para implementação de acesso avançado: uma revisão de escopo. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 27, n. 296, p. 185-213, 2023.

PAIVA, Catarina; PAIVA, Pedro; PITA, João Rui. Análise SWOT de duas farmácias comunitárias durante a pandemia COVID-19. Acta Farmacêutica Portuguesa, v. 12, n. 1, p. 88-101, 2023.

PASSOS, Flavia da Trinade; MORAES FILHO, Iel Marciano de. Movimento antivacina: revisão narrativa da literatura sobre fatores de adesão e não adesão à vacinação. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 3, n. 6, p. 170-181, 2020.

PEREIRA, Gabriel Henrique et al. Contribuições da enfermagem no processo de imunização da população: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 12, n. 3, p. e6512340443-e6512340443, 2023.

ROSE, Katherine D.; ROSS, Joseph S.; HORWITZ, Leora I. Advanced access scheduling outcomes: a systematic review. Archives of internal medicine, v. 171, n. 13, p. 1150-1159, 2011.

SALISBURY, Chris et al. Impact of Advanced Access on access, workload, and continuity: controlled before-and-after and simulated-patient study. British Journal of General Practice, v. 57, n. 541, p. 608-614, 2007.

SILVA, Maria Helena Franklin Domingos da et al. Acesso à vacinação na atenção primária Access to vaccination in primary care. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 16801-16811, 2021.

SOUZA, Luiz Augusto de Paula; MENDES, Vera Lúcia Ferreira. O conceito de humanização na Política Nacional de Humanização (PNH). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 681-688, 2009.

SOUZA, Priscilla Azevedo; GANDRA, Beatriz; CHAVES, Ana Cláudia Cardozo. Experiências sobre imunização e o papel da atenção primária à saúde. APS em Revista, v. 2, n. 3, p. 267-271, 2020.

TAUIL, Márcia de Cantuária et al. Coberturas vacinais por doses recebidas e oportunas com base em um registro informatizado de imunização, Araraquara-SP, Brasil, 2012-2014. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, p. 835-846, 2017.

VENDRUSCOLO, Carine et al. Aplicação da Matriz Swot: tecnologia para a gestão do trabalho na atenção primária à saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 12, 2022.

VIDAL, Tiago Barra et al. Modelos de agendamento e qualidade da atenção primária: estudo transversal multinível. Revista de Saúde Pública, v. 53, 2019.

VIEIRA-DA-SILVA, Ligia Maria et al. Accessibility to primary healthcare in the capital city of a northeastern state of Brazil: an evaluation of the results of a programme. Journal of Epidemiology & Community Health, v. 64, n. 12, p. 1100-1105, 2010.

Downloads

Publicado

27-03-2024

Como Citar

Silva Campos, D., Gallo Farias Oliveira, L., Almeida Pina-Oliveira , A., Aparecida Fracolli, L., Carlos Blanco, J. M., & Pinho Lins Gryschek, A. L. de F. (2024). OPORTUNIDADES DE ABORDAGENS SOBRE IMUNIZAÇÃO DURANTE O ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 28(1), 128–147. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10774

Edição

Seção

Artigos