RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM MANUAL ELETRÔNICO PARA O ENSINO DA AVALIAÇÃO COGNITIVA PRÉ-ESCOLAR EM TERAPIA OCUPACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10647

Palavras-chave:

Produto Educacional, Terapia Ocupacional, Curadoria de Conteúdo

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de criação e as etapas de elaboração de um produto educacional do tipo manual eletrônico visando contribuir com a construção de conhecimento de graduandos de terapia ocupacional e áreas afins sobre avaliação cognitiva de pré-escolares. Relato da Experiência: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, onde são descritas as experiências vivenciadas no período de outubro de 2021 a março de 2023 para a construção do produto educacional elaborado a partir da dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia. Discussão: A proposta deste relato de experiência atende a uma necessidade de expor dos desafios da construção do manual para favorecer a aquisição de conhecimento dos graduandos de terapia ocupacional sobre avaliação cognitiva pré-escolar. Foram utilizadas estratégias de criação de conteúdo através de templates que culminou com uma maior uniformidade na construção dos capítulos. Conclusão: A experiência criou um manual com grande potencial para uso na aquisição de conhecimento dos graduandos, visto que, as estratégias de ensino em saúde visam a prática pedagógica direcionada e informações claras.

Biografia do Autor

Christiane de Carvalho Marinho, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia. Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém - Pará.

Cristiane Guerreiro Pereira Abidul Massih, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Fonoaudiologia e especialização em Audiologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialização em Educação Especial (CESUPA) e mestranda do curso de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Fonoaudióloga da Secretaria Executiva de Saúde do Pará (SESPA), Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), com atuação nas disciplinas da Área de Audiologia com ênfase em Neuroaudiologia - Processamento Auditivo Central, Amplificação Sonora - dispositivos eletrônicos (Aparelhos auditivos), Audiologia Ocupacional, Tópicos Integradores e Responsável pelo Estágio em Audiologia da Clínica de Fonoaudiologia da UNAMA Alcindo Cacela (CLIFA) . Membro da Academia Brasileira de Audiologia ( ABA). Atuação em Avaliação Auditiva na área de Eletrofisiologia (PEATE e OEA) , Processamento Auditivo Central e protetização de aparelhos auditivos

Ivete Furtado Ribeiro Caldas, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialista em Fisioterapia Respiratória Pediatria e Neonatal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva em Neonatologia e Pediatria pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO); Mestrado em Pesquisa e Teoria do Comportamento e Doutorado em
Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro da Unidade Regional Pará da ASSOBRAFIR. Docente e coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Infantil
(LADIN) da Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus Marabá). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) e
Ensino e Saúde na Amazônia (ESA) CCBS/UEPA. Líder do grupo de pesquisa Saúde e Interdisciplinaridade na Amazônia. Atua principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Desenvolvimento cerebral, neurociência e educação, comportamento infantil; interação mãe-bebê e fisioterapia cardiorrespiratória e
estimulação precoce.

Kátia Simone Kietzer Libert , Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998). Mestre em Anatomia Funcional: Estrutura e Ultra-estrutura pela Universidade de São Paulo, orientada pelo professor Edson A. Liberti (2002). Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará orientada pela professora Elisabeth Yamada (2009) e pós doutora em Neurociências pela UFSC, orientada pela prof Dra Patrícia S. Brocardo (2017). Docente efetiva da Universidade do Estado do Pará desde 2003, atuando na
graduação e pós-graduação do PPGESA nos cursos de mestrado e doutorado de Ensino em Saúde na Amazônia (2012).

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Publicado

22-04-2024

Como Citar

Marinho, C. de C., Abidul Massih, C. G. P., Caldas, I. F. R., & Libert , K. S. K. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM MANUAL ELETRÔNICO PARA O ENSINO DA AVALIAÇÃO COGNITIVA PRÉ-ESCOLAR EM TERAPIA OCUPACIONAL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 28(1), 393–411. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10647

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Artigos