ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luciana Valadão Vasconcelos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Magda Guimarães de Araujo Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rejane Eleuterio Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-020

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Educação, Pessoal de educação, Vigilância em Saúde do Trabalhador

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o estilo de vida de trabalhadores da educação de um Instituto Federal durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, que utilizou para coleta de dados o questionário estilo de vida fantástico, o qual foi aplicado a trabalhadores da educação de um instituto federal do estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Participaram 69 trabalhadores, dos quais 58% eram docentes e 42% técnicos administrativos. Verificou-se que os trabalhadores, dentro do possível, alcançaram resultados promissores na maior parte dos domínios. Entretanto, critérios como atividade física, nutrição, sono, tipo de comportamento e introspecção demonstraram fragilidade. Conclui-se que os participantes aderem a um estilo de vida saudável, porém é necessário incentivar o desenvolvimento de projetos com abordagens de trabalho intersetoriais e multidisciplinares, promovendo, assim, uma participação coletiva na construção de ambientes escolares saudáveis e com ações voltadas à promoção de um estilo de vida adequado aos trabalhadores.

Referências

AMIM, E.F; DAHER , D. V; BRITO , I. da S; CURSINO, E. G; TEIXEIRA, E. R; KOOPMANS, F. F; FARIA, M. G. de A. Estilo de vida e promoção à saúde de docen-tes universitários. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e593997507, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7507.

ARANTES, M. S. D; SILVA, N. A; RESENDE, P. P; FREITAS, S. D. B; SANTOS, R. A; BEIRIGO, T. P. Análise da relação do estilo de vida e presença de doenças crôni-cas não-transmissíveis de professores do ensino superior de uma instituição privada da cidade de Araguari. Rev. Mas, v. 8, n. 15. 2023. Disponível em: https://revistamaster.imepac.edu.br/RM/article/view/379.

ASSUNÇÃO, A.A.; PIMENTA, A.M. Satisfação no trabalho do pessoal de enferma-gem na rede pública de saúde em uma capital brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28492019.

BASTOS, V. F; SILVA, N. S. S. E; HAIKAL, D. S; SILVEIRA, M. F; PINHO, L; BRITO, M. F. S; SILVA, R. R. V. Physical education teachers of the basic public edu-cation of Minas Gerais in the pandemic of Covid-19: working conditions, health and lifestyle. J Phys Educ, v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3324.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/ministerio-da-saude-disponibiliza-guia-de-atividade-fisica-para-a-populacao-brasileira/.

CABRERA-DIAZ, E; REYES-GASPAR, P. L; CHARRY-MENDEZ, S. Perfil del estilo de vida en docentes y administrativos de una universidad pública de Colombia. Rev. cienc. Cuidad, v. 20, n. 1, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22463/17949831.3488.

ÇETINKAYA, S; SERT, H. Comportamentos de estilo de vida saudável de estudantes universitários e fatores relacionados. Acta paul enferm, v. 34, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02942

FERNANDES, A. P. F. C; GASPAR, A. G; SILVA, A. S; PASSOS, J. P. Indicadores de saúde dos exames periódicos para servidores públicos federais. R Pesq Cuid Fun-dam, v. 14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.9241.

FREITAS, A. M. C; ARAÚJO, T. M; PINHO, P. S; SOUSA, C. C; OLIVEIRA, P. C. S; SOUZA, O. Qualidade do sono e fatores associados entre docentes de educação su-perior. Rev bras saúde ocup, v. 46, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000018919.

GOMEZ, M; KLAUTAU, P. Burnout in education: precarization and its repercussions on the health of public school teachers. Psicol. clín., v. 33, n. 3, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652021000300003&lng=pt&nrm=iso

GUTHOLD, R; STEVENS, G. A; RILEY, L. M; BUL, F. C. Worldwide trends in in-sufficient physical activity from 2001 to 2016: a pooled analysis of 358 population-based surveys with 1·9 million participants. Lancet Glob Health, v. 6, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/ S2214-109X(18)30357-7.

IBRAHIM, S. Q; AHMED, H. M; MUSTAFA, I. H. Life Style Changes Related to Covid-19 -Quarantine among Academic Teachers of Salahadin University. Annals of the Romanian Society for Cell Biology, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: https://annalsofrscb.ro/index.php/journal/article/view/2395.

KIND, B. M. DA S; FARIA, M. G. DE A; SILVA, D; DIAS E SANCHES, F. A; DAVID, H. M. S. L; DA SILVA, T. F; DA SILVEIRA, E. A; VALENTE, P. M. Im-plicações do teletrabalho para o trabalhador no período pandêmico de covid-19. Ar-quivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 8, p. 4711–4728. Disponível em: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-034.

MALTA, D. C; GOMES, C. S; BARROS, M. B. A; LIMA, M. G; ALMEIDA, W. S; SÁ, A. C. M; PRATES, E. J. S; MACHADO, Í. E; SILVA, D. R. P; WERNECK, A. O; DAMACENA, G. N; SOUZA JÚNIOR, P. R. B; AZEVEDO, L. O; MONTILLA, D. E. R; SZWARCWALD, C. L. Doenças crônicas não transmissíveis e mudanças nos estilos de vida durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Rev bras epidemiol, v. 24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720210009.

MALTA, D. C; SZWARCWALD, C. L; BARROS, M. B. DE A; GOMES, C. S; MA-CHADO, Í. E; SOUZA JÚNIOR, P. R. B; ROMERO, D. E; LIMA, M. G; DAMA-CENA, G. N; PINA, M. DE F; FREITAS, M. I. F; WERNECK, A. O; SILVA, D. R. P; AZEVEDO, L. O; GRACIE, R. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742020000400026.

MENDONÇA, H. G; OLIVEIRA, T. L; DE-SÁ, D. S. S; MIRANDA, L. C. P; MI-RANDA, L. P; OLIVEIRA, A. F. Occupational health promotion at a federal education institution: challenges and perspectives. Rev Bras Med Trab, v. 21, n. 1, 2023. Dispo-nível em: https://doi.org/10.47626/1679-4435.

OLIVEIRA, A. S. D; PEREIRA, M. S; LIMA, L. M. Work, productivity and sickness of teachers in brazilian public universities. Psicol. esc. Educ, v. 21, n. 3, 2017. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111132.

PETROSKI, E. L; ANEZ, C. R. R; REIS, R. S. Versão Brasileira do Questionário “Es-tilo de vida fantástico”: Tradução e validação para adultos jovens. Arquivo Brasileiro Cardiol., v. 2, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ciro_Rodriguez_Anez/publication/23176627_Brazili-an_version_of_a_lifestyle_questionnaire_Translation_and_validation_for_young_adults/links/5bf4238092851c6b27cc84f1/Brazilian-version-of-a-lifestyle-questionnaire-Translation-and-validation-for-young-adults.pdf.

PIRZADEH, A; SHARIFIRAD, G; KAMRAN, A. Healthy lifestyle in teachers. Jour-nal of education and health promotion, v, 1, n. 46, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.4103/2277-9531.104816.

QUIÑONES-LAVERIANO, D. M; CERVERA-OCAÑA, M. S; PORRO-DIAZ, L. V; REYNEL, K. J; DE LA CRUZ-VARGAS, J. A. Correlation between stress and life-style in teachers at some schools in Lima, Peru, during telework in 2020. Work, v. 72, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3233/WOR-211224.

SILVA, M.L.T; FRASSÃO, C. H. T. M; CANDIDO, S. S; BACHUR, C. K. Avaliação do estilo de vida em docentes da área da saúde. Rev Soc Cardiol Estado de São Pau-lo, v. 27, n. 3, 2018. Disponível em: https://socesp.org.br/revista/edicoes/volume-27-numero-3-2017-27-3/avaliacao-do-estilo-de-vida-em-docentes-da-area-da-saude-111/.

VIANA, M. C. O; SILVA, K. K. M; MARTINO, M. M. F; BEZERRA, C. M. B; OLIVEIRA, A. P. C; SOUZA, A. M. L; SILVA, D. M; TORRES, G. V. Calidad de vida y sueño de enfermeros en los turnos hospitalarios. Rev Cubana Enfermer, v. 35, n. 2, 2019. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192019000200009&lng=pt.

WATSON, N. F; BADR, M. S; BELENKY, G; BLIWISE, D. L; BUXTON, O. M; BUYSSE, D; DINGES, D. F; GANGWISCH, J; GRANDNER, M. A; KUSHIDA, C; MALHOTRA, R. K; MARTIN, J. L; PATEL, S. R; QUAN, S. F; TASALI, E. Rec-ommended Amount of Sleep for a Healthy Adult: A Joint Consensus Statement of the American Academy of Sleep Medicine and Sleep Research Society. Sleep, v. 38, n. 6, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5665/sleep.4716.

WERF, E. T. V. D; BUSCH, M; JONG, M.C; HOENDERS, H. J. R . Lifestyle changes during the first wave of the COVID-19 pandemic: a cross-sectional survey in the Netherlands. BMC Public Health, v. 21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-021-11264-z.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Alves, L. V. V., Faria , M. G. de A., & Ferreira, R. E. (2023). ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(10), 5774–5789. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-020

Edição

Seção

Artigos