PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10586

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino Superior, Prática Profissional

Resumo

O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória para a formação e proporciona ao aluno vivenciar a prática profissional do enfermeiro. O objetivo foi avaliar a percepção do discente a respeito da prática do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro. Pesquisa transversal, exploratória com abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos do quinto ano do curso de enfermagem, de uma universidade pública do interior do Paraná. A coleta ocorreu em junho/2019 por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Dez alunas participaram da pesquisa. A partir da análise dos dados emanaram duas categorias: categoria 1 - desenvolvendo habilidades e competências e categoria 2 - aprendendo com as dificuldades. O estágio supervisionado permite ao acadêmico ampliar a visão do papel do enfermeiro nos aspectos assistencial e gerencial. Estas situações colocam à prova a capacidade do acadêmico lançar mão de competências para a resolução de problemas, de estar aberto a capacidade de aprender a aprender, e de tornar-se um enfermeiro autônomo e independente.

Biografia do Autor

Donara Maria dos Santos, Graduada em Enfermagem- Universidade Estadual do Centro-Oeste

Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

26-03-2024

Como Citar

Maria dos Santos, D., Rodrigues Hamm, J., Meira da Cruz, F., Padilha Andrade Beltrame, B., Mendes dos Santos, T., Rosa Horst Massuqueto, R., & Barbara de Oliveira, I. (2024). PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 28(1), 102–114. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10586

Edição

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Artigos