DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Tatiana Almeida de Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Nayra Suze Souza e Silva Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Rose Elizabeth Cabral Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ellen de Cássia Souza Parrela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jairo Evangelista Nascimento Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Desirée Sant’Ana Haikal Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-012

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Educação, Ensino On-line, Professores Ensino Fundamental e Médio

Resumo

Este estudo objetivou-se analisar as dificuldades encontradas no ensino remoto emergencial (ERE) pelos professores da rede pública estadual de Minas Gerais durante o período pandêmico da COVID-19. Trata-se de estudo transversal com coleta realizada entre agosto e setembro de 2020, tipo websurvey. Utilizou-se a dificuldade encontrada com o ERE como variável dependente e as independentes foram características sociodemográficas e econômicas, perfil ocupacional, recursos/materiais e processos do trabalho docente. Participaram do estudo 15.641 professores. Observou-se prevalência de 90,6% de dificuldades no ERE. Os resultados, obtidos por meio da análise de Regressão de Poisson (α = 5%), apontaram associações entre o ERE e os professores do sexo feminino, a falta de recursos/materiais, o acesso limitado à internet e o processo de trabalho docente deficiente. Evidenciou-se um conjunto complexo de dificuldades que exige adequação de políticas públicas ao novo cenário educacional durante e pós-pandemia.

Referências

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. http://doi.org/10.5281/zenodo.3759679

BABROSA, O. L.; CUNHA, P. G. M. Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Revista Pet Economia UFES, v. 1, n. 1, p. 33–36, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/peteconomia/article/view/31745/21186 .

BRAGA, R. Apresentação. In. Fausto, C.; Daros, T. (Org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo (pp. 6–7). Porto Alegre, 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação-CNE. Parecer nº 5, de 24 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2020b. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

BRUSCATO, A. M.; BAPTISTA, J. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de Covid-19. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. e260035, 2021. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260035

CAETANO, A. P. L. et al. Lições aprendidas em tempos pandêmicos: revisão de escopo sobre a atuação docente e os impactos na saúde. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.27, n.8, p.4351-4383, 2023. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015

CAMACHO, A. C. L. F. et al. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e275973979, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3979

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38–46, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929/554

CHIZZOTTI, A. As finalidades dos sistemas de educação brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 55, p. 1–19, 2020. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19288

EYSENBACH, G. Improving the quality of Web surveys: the Checklist for Reporting Results of Internet E-Surveys (CHERRIES). Journal of medical Internet research, v. 6, n. 3, p. e132, 2004. https://doi.org/10.2196/jmir.6.3.e34

FCC. Fundação Carlos Chagas. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, São Paulo, SP, 2020. Disponível e: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

FERNANDES, M. A. F. et al. Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal. Revista Portuguesa De Educação, v. 34, n. 1, 2021. https://doi.org/10.21814/rpe.21108

GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Relatório Técnico. Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020/

GUERREIRO, N. P. et al. Perfil sociodemográfico, condições e cargas de trabalho de professores da rede estadual de ensino de um município da região sul do Brasil. Trabalho, educação e saúde, v. 14, n. 1, p. 197–217, 2016. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00027

HONORATO, H. G.; MARCELINO B. K. C. A. A arte de ensinar e a Pandemia Covid-19: a visão dos professores. REDE – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/jornadasiei/323962-a-arte-de-ensinar-e-a-pandemia-covid-19--a-visao-dos-professores-/

HUBER, S. G.; HELM, C. COVID-19 and schooling: evaluation, assessment and accountability in times of crises-reacting quickly to explore key issues for policy, practice and research with the school barometer. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 32, n. 2, p. 237-270, 2020. https://doi.org/10.1007/s11092-020-09322-y

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg.html

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. São Paulo, SP, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wpcontent/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf

IPEA. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

JUDD, J. et al. This is Not Teaching”: The Effects of COVID-19 on Teachers. Social Publishers Foundation, 2020. Disponível em: https://www.socialpublishersfoundation.org/knowledge_base/this-is-not-teaching-the-effects-of-covid-19-on-teachers/

LAGARTO, J. R. Inovação, TIC e sala de aula. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (org.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. (pp. 133–158), 2013. Santa Maria: Biblos.

LIMA, A. C. et al. Desafios da aprendizagem remota por estudantes universitários no contexto da Covid-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, n. 1, p. 610-617, 2020. https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p610a617

LUDOVICO, F. M. et al. COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces científicas: educação, v. 10, n. 1, p. 58–74, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74

MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia Serviços e Saúde, v. 29, n. 4, p. e2020407, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742020000400026

MOSZKOWICZ, D. et al. Daily medical education for confined students during coronavirus disease 2019 pandemic: A simple videoconference solution. Clinical Anatomy, v. 33, n. 6, p. 927–928, 2020. http://dx.doi.org/10.1002/ca.23601

NASCIMENTO, P. A. M. et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota Técnica- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA. Brasília, DF. http://dx.doi.org/10.38116/ntdisoc88

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40

Retratos da Educação no Contexto na Pandemia do Coronavírus – Perspectivas em Diálogo, consolidando 5 estudos realizados entre março e maio de 2020. Disponível em: https://bit.ly/Relatorio-RetratosdaEducacao

RODRIGUES, A. M. S. et al. A temporalidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 5, p. 1.829–1.838, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

SANCHOTENE, I. J. et al. Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19. EaD Em Foco, v. 10, n. 3, 2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303

SEE-MG- Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Relação de estabelecimentos de ensino ativos em Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2020. https://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/parceiro/lista-de-escolas

Souza, K. R. de. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, p. e00309141, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309

TAROUCO, L. M. R. Competências Digitais dos Professores. In: Comitê Gestor da Internet no BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2018/ Acesso em: 13 jul. 2021.

TODOS ELA EDUCAÇÃO. Nota técnica - análise: ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19, 2020. https://www.todospelaeducacao.org.br/_ uploads/_posts/433.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

Unesco. (2020b). Consecuencias negativas del cierre de las escuelas. Disponível em: https://es.unesco.org/themes/educacion-situaciones-crisis/coronavirus-cierres-escuelas/ consecuencias. Acesso em: 13 jul. 2021.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco pelo planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 2020a. Disponível em: https://pt.unesco. org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das. Acesso em: 13 jul. 2021.

Downloads

Publicado

22-09-2023

Como Citar

de Magalhães, T. A., e Silva, N. S. S., Barbosa, R. E. C., Fonseca, A. A., Parrela, E. de C. S., Nascimento, J. E., … Haikal, D. S. (2023). DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO PANDÊMICO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(9), 5074–5096. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-012

Edição

Seção

Artigos