PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

  • Juliane Albernás Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Marina de Melo Reis Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Rodolfo Carlos dos Santos Silva Filho Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Thaynara Rosane Araujo Braga Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Jéssica Fernanda Corrêa Cordeiro Universidade de São Paulo (USP)
  • Alynne Christian Ribeiro Andaki Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-029

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Comportamento Infantil, Avaliação em Saúde, Transtornos de Ansiedade, Transtornos Fóbicos

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a prevalência do transtorno de ansiedade e fatores sociodemográficos, comportamentais e aspectos de saúde associados em crianças de três a 10 anos de idade, durante a pandemia da COVID-19. Estudo de delineamento transversal, realizado na região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se a Escala Spence de Ansiedade Infantil, versão para os pais, para avaliar os sintomas das principais perturbações de ansiedade em crianças. Para comparar proporções utilizou-se o teste Qui-quadrado, os fatores associados ao transtorno de ansiedade foram encontrados por Regressão de Poisson, com intervalo de confiança de 95%.  Participaram n=778 pais de crianças de três a 10 anos de idade. A prevalência do transtorno de ansiedade nas crianças foi de 1,7%. Crianças de pais analfabetos e com ensino fundamental II incompleto apresentaram razão de prevalência (RP) = 4,24 [(IC95%: 1,03 – 17,46), p=0,045] maior de transtorno de ansiedade que às crianças de pais com nível superior completo a pós-graduação, enquanto as crianças de pais com ensino fundamental a superior incompleto apresentaram uma RP = 2,64 [(IC95%: 0,72 – 9,72), p=0,045] em comparação às crianças de pais com nível superior completo a pós-graduação. Crianças com alterações nos padrões alimentares apresentaram uma RP = 11,10 [(IC95%: 1,59 – 77,42), p = 0,015] maior de transtorno de ansiedade, em relação às crianças que não possuíam alterações nos padrões alimentares. Concluiu-se que as variáveis que associaram ao transtorno de ansiedade foram o nível de escolaridade dos pais e alterações dos padrões alimentares das crianças.

Referências

AHMADI, A. et al. DSM-IV-defined anxiety disorder symptoms in a middle-childhood-aged group of Malaysian children using the Spence Children’s Anxiety Scale. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 38, n. 1, p. 14–22, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trends/a/8VMG3MymkpQrk5Ny6y5hcCt/?lang=en&format=html#. Acesso em: 13 fev. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. 5th ed. Washington, D.C: American Psychiatric Association, 2013.

BRAZENDALE, K. et al. Understanding differences between summer vs. school obesogenic behaviors of children: the structured days hypothesis. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 14, n. 1, p. 100, 2017.Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-017-0555-2. Acesso em: 13 fev. 2021.

BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n. 10227, p. 912–920, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30460-8/fulltext. Acesso em: 15 fev. 2021.

CAVALCANTE PINTO JÚNIOR, V. et al. Prevalence of COVID-19 in children, adolescents and adults in remote education situations in the city of Fortaleza, Brazil. International journal of infectious diseases: IJID: official publication of the International Society for Infectious Diseases, v. 108, p. 20–26, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33945867/. Acesso em: 15 fev. 2022.

CARVALHO, A. C. M. et al. Saúde Mental e o Impacto da Pandemia de COVID-19 nos Estudantes de uma Universidade Pública de Manaus-AM. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v.27, n.7, p.3523-3546, 2023. ISSN 1982-114X. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10137. Acesso em: 01 set. 2023.

DAVIS, C. et al. Caring for children and adolescents with eating disorders in the current Coronavirus 19 pandemic: a Singapore perspective. The Journal of Adolescent Health, v. 67, n. 1, p. 131–134, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32381385/. Acesso em: 24 fev. 2021.

DORNELLES, J. et al. Influência do índice de massa corporal e do nível de atividade física no desenvolvimento motor e aptidão física de crianças. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 23, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/6264. Acesso em: 24 fev. 2021.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

GUTHOLD, R. et al. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1·6 million participants. The Lancet. Child & Adolescent Health, v. 4, n. 1, p. 23–35, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/article/S2352-4642(19)30323-2/fulltext. Acesso em: 25 fev. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2100600. Acesso em: 03 março 2021.

LEE, S. J.; WARD, K. P. Stress and parenting during the coronavirus pandemic. Parenting in Context Research Lab, 26 março 2020. Disponível em: https://www.parentingincontext.org/uploads/8/1/3/1/81318622/research_brief_stress_and_parenting_during_the_coronavirus_pandemic_final.pdf. Acesso em: 05 maio 2021.

LU, C. et al. Moving more and sitting less as healthy lifestyle behaviors are protective factors for insomnia, depression, and anxiety among adolescents during the COVID-19 pandemic. Psychology Research and Behavior Management, v. 13, p. 1223–1233, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33364864/. Acesso em: 12 março 2021.

MARAS, D. et al. Screen time is associated with depression and anxiety in Canadian youth. Preventive Medicine, v. 73, p. 133–138, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25657166/. Acesso em: 13 março 2021.

OPDAL, I. M. et al. Is change in mental distress among adolescents predicted by sedentary behaviour or screen time? Results from the longitudinal population study The Tromsø Study: Fit Futures. BMJ open, v. 10, n. 2, p. e035549, 2020. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/10/2/e035549. Acesso em: 17 março 2021.

POLANCZYK, G. V. et al. Annual research review: a meta-analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, v. 56, n. 3, p. 345–365, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25649325/. Acesso em: 20 março 2021.

RAFAEL, R. de M. R. et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? [Epidemiology, public policies and Covid-19 pandemics in Brazil: what can we expect?] [Epidemiologia, políticas públicas y la pandémia de Covid-19 en Brasil: que podemos esperar?]. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, n. 0, p. 49570, 2020.Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570. Acesso em: 12 abril 2021.

RODRIGUES, J. V. dos S.; LINS, A. C. A. de A. Possíveis impactos causados pela pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e793986533–e793986533, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6533. Acesso em: 16 abril 2021.

SIQUEIRA, A. C.; FREIRE, C. de O. A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil. Revista FAROL, v. 8, n. 8, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/152. Acesso em: 17 abril 2021.

SOUSA, D. A. de. Instruments to assess anxiety symptoms in brazilian population and the case of the Spence Children’s Anxiety Scale (SCAS): cross-cultural adaptation and psychometric properties. 2013. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/79939. Acesso em: 27 fev. 2021.

SOUZA, D. T. B. de et al. Ansiedade e alimentação: uma análise inter-relacional. In: II CONBRACIS (Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde). Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29060. Acesso em 22 fev. 2021.

SPENCE, S. H. Structure of anxiety symptoms among children: a confirmatory factor-analytic study. Journal of Abnormal Psychology, v. 106, n. 2, p. 280–297, 1997. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9131848/. Acesso em: 25 abril 2021.

SPRANG, G.; SILMAN, M. Posttraumatic stress disorder in parents and youth after health-related disasters. Disaster Medicine and Public Health Preparedness, v. 7, n. 1, p. 105–110, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24618142/. Acesso em: 26 abril 2021.

STANCZYKIEWICZ, B. et al. Sedentary behaviors and anxiety among children, adolescents and adults: a systematic review and meta-analysis. BMC public health, v. 19, n. 1, p. 459, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31039760/. Acesso em: 29 abril 2021.

TEIXEIRA, J. N.; ALVARENGA, P. Relações entre controle psicológico e comportamental materno e ansiedade infantil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 68, n. 3, p. 145–160, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300011. Acesso em: 29 abril 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Emergency Dashboard. Geneva: World Health Organization, 2023. Disponível em: https://covid19.who.int/region/amro/country/br. Acesso em: 22 ago. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: World Health Organization, 2020a. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-MentalHealth-2020.1. Acesso em: 12 maio 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Geneva: World Health Organization, 2020b. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128. Acesso em: 07 maio 2021.

WU, L. et al. Bullying and social anxiety in chinese children: moderating roles of trait resilience and psychological suzhi. Child Abuse & Neglect, v. 76, p. 204–215, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29132045/. Acesso em: 20 jul. 2022.

XIE, X. et al. Mental health status among children in home confinement during the coronavirus disease 2019 outbreak in Hubei province, China. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 9, p. 898–900, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7182958/. Acesso em: 12 set. 2022.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

Borges, J. A., Reis, M. de M., Silva Filho, R. C. dos S., Braga, T. R. A., Cordeiro, J. F. C., & Andaki, A. . C. R. (2023). PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(9), 5350–5366. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-029

Edição

Seção

Artigos