O CLUBE DE LEITURA “POR UMA PRESCRIÇÃO SEGURA” COMO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Guedes Coelho Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Vinicius Gabriel da Cruz Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Vitor Manuel Simões de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Cleany Vitória da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Maiara Monteiro de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Sérgio Antunes Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Delba Fonseca Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-020

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Educação Médica, Clube de Leitura, Medicina Baseada em Evidências

Resumo

Objetivo: O presente estudo busca descrever o relato de experiência do clube de leitura “Por uma Prescrição Segura” de estudantes de medicina como estratégia para desenvolver habilidades de pesquisa na literatura científica e estudo crítico de evidências, focando em uma prescrição segura. Método: Desenvolveu-se o clube de leitura com nove estudantes de medicina, os quais participaram de reuniões dirigidas por líder estudantil e uma professora. As reuniões ocorreram quinzenalmente, ao vivo, via Google Meet. Os estudantes desenvolveram questões ​​sobre diferentes temas, pesquisaram a literatura, localizaram e estudaram criticamente os artigos. Resultados: os dados revelaram a participação dos estudantes no Clube de Leitura nas reuniões planejadas coletivamente e com os temas: “Medicina Baseada em Evidências”; “Revisão Integrativa”; “Segurança da prescrição, paciente e medicamento”; “Polifarmácia”; “Resistência aos antimicrobianos”; “Prescrição de psicofármacos”; “Incorporação de tecnologias”; “Práticas integrativas e complementares, Cuidados paliativos”. Conclusão: O clube de leitura proporcionou o desenvolvimento do trabalho acadêmico de pesquisa e estudo da literatura científica sobre prescrição segura. Além disso, trouxe compreensão dos conceitos e modelos de práticas de medicina baseada em evidência no estágio pré-clínico. Foi uma estratégia-modelo liderada por estudante e orientada pela professora com resultado favorável para integrar as atividades curriculares.

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

Lima, G. G. C., Vieira , V. G. da C., de Oliveira , V. M. S., da Silva , C. V., de Castro , M. M., Santos , S. A., & Santos , D. F. (2023). O CLUBE DE LEITURA “POR UMA PRESCRIÇÃO SEGURA” COMO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(9), 5209–5223. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i9.2023-020

Edição

Seção

Artigos