TERAPIA OCUPACIONAL ASSISTIDA POR CÃES PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DE CASO COLETIVO

Autores

  • Roberta Giampá Roiz Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Mirela de Oliveira Figueiredo Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-026

Palavras-chave:

Autismo, Terapia Assistida por Animais, Terapia Ocupacional

Resumo

A Terapia Ocupacional Assistida por Cães (TOAC) tem sido praticada em todo o mundo produzindo literatura sobre sua eficácia para diferentes populações. O objetivo deste estudo foi verificar se uma TOAC pode promover o desenvolvimento ou aprimoramento de componentes de desempenho ocupacional (CDO) e de componentes de engajamento ocupacional (CEO) e comportamentos sociais e emocionais (CSE) de 5 crianças no transtorno do espectro autista (TEA) com idades entre 3 a 4 anos sob TOAC. Método de estudo de casos múltiplos, sendo que as sessões de TOAC foram individuais em serviço de reabilitação entre janeiro e outubro de 2022 com duração média de 20 minutos. Em cada sessão realizou-se atividades estruturadas em etapas correspondentes aos objetivos terapêuticos. As sessões foram videogravadas e dois investigadores preencheram separadamente para cada sessão um checklist com itens relativos ao CDO, CEO e CSE das crianças. Foi realizada uma análise qualitativa descritiva dos checklists de cada criança. Como resultados, desde a primeira sessão, motivados pela presença do cão, as crianças apresentaram alto nível de engajamento nas atividades, demonstrando por exemplo interesse, atenção e perseverança para realizar as atividades com o cão, mesmo com dificuldades sensório-motoras ou cognitivas. Também apresentaram melhoras nos CDO sensório-motores e cognitivos, e nos CSE quando comparados os checklists. Conclui-se que a incorporação do cão em uma etapa das atividades foi positivo para o engajamento da criança e com isso possível estimular os CDO sensório-motores e cognitivos e os CSE positivos. As atividades realizadas podem constituir sugestões a serem adotadas por praticantes de TOAC. Pesquisas futuras são necessárias com número maior de crianças para validação de um protocolo.

Referências

ANDREASEN, G., STELLA, T., WILKISON, M., MOSER, C.S., HOELZEL, A., HENDRICKS, L. Animal-assisted therapy and occupational therapy. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention, v. 10, n. 1, p. 1-17, 2017

ANG, C.S., MACDOUGALL, F.A. An Evaluation of Animal-Assisted Therapy for Autism Spectrum Disorders: Therapist and Parent Perspectives. Psychol Stud, v. 62, p. 72-81, 2022.

ARAÚJO et al. Efeitos da Terapia Assistida por Animais na melhoria das habilidades sociais de crianças autistas. Research, Society and Development, v. 1, n. 12, 2023.

ASHBURNER et al. Occupational therapy services for people with autism spectrum disorders: Current state of play, use of evidence and future learning priorities. Australian Occupational Therapy Journal, v. 61, p. 110-120, 2014.

BAGATELL, N., MASON, A.E. Looking Backward, Thinking Forward: Occupational Therapy and Autismo Spectrum Disorders. OTJR: Occupation, Participation and Health, v. 35, p. 34-41, 2015.

BEHESHTI et al. Occupational performance of children with autism spectrum disorder and quality of life of their mothers. BMC Res Notes, v. 15, n. 18, 2022.

CADORE, C.; MALYSZ, K. A.; DUTRA, A. C. L.; MEIRELES, L. Avaliação do dé-ficit de equilíbrio em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Arquivos de Ciên-cias da Saúde da UNIPAR. v. 26, n. 3, p. 631-642, 2022.

CASE-SMITH, J., ARBESMAN, M. Evidence-Based Review of Interventions for Autism Used in or of Relevance to Occupational Therapy. American Journal of Occupational Therapy, v. 62, p. 416-429, 2008.

DEPOY, E., GITLIN, L. Introduction to Research: Understanding and Applying Multiple Strategies. 5th ed. St Louis, MI: Mosby, Elsevier Inc, 2011.

EMERSON, A., DEARDEN, J. Transforming Engagement: A Case Study of Building Intrinsic Motivation in a Child with Autism. British Journal of Sociology of Education, v. 44, p. 8-25, 2017.

FIGUEIREDO, M. DE O., ALEGRETTI, A. L., & MAGALHÃES, L. Terapia ocupacional assistida por cães: uma revisão de escopo da literatura brasileira. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, 2021.

FIGUEIREDO, M. O., PFEIFER, L. Assessment of Children in Canine-Assisted Occupational Therapy. 31st International Society for Anthrozoology Annual Conference, v. 172, 2022.

FIGUEIREDO, M.O; MAGALHÃES, L.; ALLEGRETTI, L. Canine-Assisted Occupational Therapy: case study with a child on the autism spectrum. Arquivos de Ciências da Saúde UNIPAR, v.27, n. 7, p. 3547-3564, 2023.

FINE, A. H. Handbook on Animal-Assisted Therapy: Theoretical Foundations and Guidelines for Practice. Países Baixos: Elsevier Science, 2019.

FUNAHASHI et al. Brief Report: The Smiles of a Child with Autism Spectrum Disorder During an Animal-assisted Activity May Facilitate Social Positive Behaviors- Quantitative Analysis with Smile-detecting Interface. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 44, p. 685–693, 2014.

GRANDIN, et al. The Roles of Animals for Individuals With Autism Spectrum Disorder. Handbook on Animal-Assisted Therapy. 4th ed. San Diego, CA: Elsevier Academic Press, 2019.

Hill et al. Can Canine-Assisted Interventions Affect the Social Behaviours of Children on the Autism Spectrum? A Systematic Review. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 6, p. 13–25, 2019a.

Hill et al. Canine-Assisted Occupational Therapy: Protocol of a Pilot Randomised Control Trial for Children on the Autism Spectrum. Open Journal of Pediatrics, v. 9, p. 199-217, 2019b.

HILL, J. R. et al. Canine Assisted Occupational Therapy for Children on the Autism Spectrum: A Pilot Randomised Control Trial. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, p. 4106-4120, 2020b.

HILL, R. J; ZIVIANI, J., DRISCOLL, C. “The connection just happens”: Therapists’t perspectives of canine-assisted occupational therapy for children on the autism spectrum. Australian Occupational Therapy Journal, p. 1-13, 2020a.

KENNEDY, J., DAVIS, J. A. (2017). Clarifying the Construct of Occupational Engagement for Occupational Therapy Practice. OTJR: Occupation, Participation and Health, v. 37, n.2, p. 98–108, 2017.

KOEGEL, L. K., SINGH, A. K., & KOEGEL, R. L. (2010). Improving Motivation for Academics in Children with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 40, p. 1057-1066, 2010.

LACERDA, M.R., COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015.

LEANDRO, N. R. A., ALEXANDRINO, D. F. L. Terapia assistida por animais para crianças com o transtorno do espectro autista: Umas reflexão importante e inovadora para a prática pedagógica docente. In : N. R. A. Leandro, D. F. L. Alexandrino, B. B Rocha, R. F. Ivanicska, Educação brasileira: inovações, perspectivas e experiências. Itapiranga, SC: Schreiben, 2021, p. 23-26.

LLAMBIAS et al. Equine assisted occupational therapy: Increasing engagement for children with autism spectrum disorder. American Journal of Occupational Therapy, v.7, n.6, p. 1-9, 2016.

LUDLOW et al. Challenges faced by parents of children diagnosed with autism spectrum disorder. Journal of Health Psychology, v.17, n.5, p. 702-711, 2012

MUÑOZ, P.O.L. Terapia assistida por animais interação entre cães e crianças autistas Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PET PARTNERS. Pet Partners Handler Guide. (2017). Pet Partners Therapy Animal Program. Published by Pet Partners, Bellevue, WA (Updated edition).

POLATAJKO, H.J., TOWNSEND, E.A., CRAIK, J. Canadian Model of Occupational Performance and Engagement. In: E.A. Townsend & H.J. Polatajko (Eds.), Enabling occupation II: Advancing an occupational therapy vision for health, well-being, and justice through occupation, p. 23-36. Ottawa, Ontario: Canadian Association of Occupational Therapist, 2013.

POLIT, A.F., BECK, C. T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avalição de evidências para a prática da enfermagem. 7ª edição. Tradução: Denise Regina de Sales. Porto Alegre. Editora: Artmed, 2011.

PROTHMANN, A., ETTRICHT, C., & PROTHMANN, S. (2009) Preference for, and responsiveness to, people, dogs and objects in children with autism. Anthrozoös, v. 22, n.2, p. 161–171, 2009.

RANKA J., & CHAPPARO C. Definition of terms. In C. Chapparo & J. Ranka. Occupational Performance Model (Australia): Monograph, 58-60. Occupation Performance Network: Sydney, 1997.

ŞAHIN, S., KOSE, B., ZARIF, M. Animal-assisted therapy in occupational therapy. In M.Huri (Ed.), Occupational therapy: therapeutic and creative use of activity. London: IntechOpen,p. 91-106, 2018.

SAMS, M. J., FORTNEY, E. V., WILLENBRING, S. Occupational therapy incorporating animals for children with autism: a pilot investigation. American Journal of Occupational Therapy, v. 60, n.3, p. 268-274, 2006.

SCHATZ, R.B., PETERSON, R.K., BELLINI, S. The use of video self-modelling to increase on-task behavior in children with high-functioning autism. Journal of Applied School of Psychology, v. 32, n. 2, p. 234–243, 2016.

SOUZA, K.O., CARDOSO, K.T., MATOS, A.H.C. O papel da enfermagem no cuidado com crianças do Espectro Autista. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 6, 2023.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

Roiz, R. G., & Figueiredo, M. de O. (2023). TERAPIA OCUPACIONAL ASSISTIDA POR CÃES PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DE CASO COLETIVO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(8), 4577–4595. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-026

Edição

Seção

Artigos