AVALIAÇÃO DO ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA UNINASSAU RECIFE

Autores

  • Thuanny Silva de Macêdo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alícia Marcelly Souza de Mendonça Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Ana Cláudia da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Beatriz Lira Tavares de Melo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Bruna Santana Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Giovana Pereira de Holanda Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Maria Eduarda Ferreira da Silva Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Mikael Maik dos Santos Melo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Raquel Carvalho de Paula Ferreira Barros . Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Raquel Carvalho de Paula Ferreira Barros Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Rute Oliveira dos Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-012

Palavras-chave:

Alfabetização em Saúde, Saúde Bucal, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do nível de alfabetismo dos pais e/ou responsáveis na saúde bucal de crianças e adolescentes atendidos na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife. Métodos: Estudo de campo de desenvolvimento transversal e natureza observacional realizado na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, no período de janeiro a abril de 2023. A amostra foi composta por 32 pais e/ou responsáveis. Os instrumentos de coleta utilizados foram: ficha específica, Índice de Placa Visível (IPV) modificado e Índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D)/ Índice de dentes cariados, extraídos e obturados (ceo-d), Critério de Classificação Econômica (CCEB) e Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry – Brazil (REALD-B). Resultados: Observou-se uma predominância do acompanhamento materno nas consultas odontológicas de suas crianças/adolescentes. Quanto a procura por atendimento odontológico para seus filhos, a maioria afirmou buscar em caso de prevenção, diferente do resultado para o atendimento próprio, que prevaleceu os casos de tratamento. Ademais, ao associar o resultado obtido pelo CCEB e teste REALD-B, obteve-se que dos 19 participantes classificados como “ruim”, ao acertarem entre 0 a 18 palavras, 18 são da Classe “C-D,E”, com nível econômico médio-baixo. A inspeção de saúde bucal das crianças/adolescentes foi considerada razoável, com a média de 2 a 3 dentes acometidos, no entanto a faixa etária predominante da amostra variou entre 3 e 10 anos, ratificando o ínicio precoce dos problemas de saúde bucal. Conclusão: Foi observado uma associação entre o nível de alfabetismo em saúde bucal dos pais e/ou responsáveis e as condições clínicas de saúde bucal de suas crianças/adolescentes.

Referências

AMICHE, T. et al. Cárie precoce e severa na infância: a exodontia precoce pode prejudicar a qualidade de vida de crianças acometidas?. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7624-e7624, 2021.

ATCHISON, K. A.; MACEK, M. D.; MARKOVIC, D. The value of a combined word recognition and knowledge measure to understand characteristics of our patients’ oral health literacy. Community dentistry and oral epidemiology, v. 45, n. 4, p. 380-388, 2017.

BARUFALDI, L. A. et al. ERICA: prevalence of healthy eating habits among Brazilian adolescents. Revista de saude publica, v. 50, p. 6s, 2016.

BASKARADOSS, J. K. Relationship between oral health literacy and oral health status. BMC oral health, v. 18, p. 1-6, 2018.

BATISTA, M. J.; LAWRENCE, H. P.; SOUSA, M. D. L. R. de. Oral health literacy and oral health outcomes in an adult population in Brazil. BMC public health, v. 18, n. 1, p. 1-9, 2018.

BRASIL, Critério de Classificação Econômica. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (APEB). 2015. Published online, 2019.

CARRAPATO, P.; CORREIA, P.; GARCIA, B. Governance na saúde: os desafios da operacionalização. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 66-79, 2019.

CHIAPPERINO, L.; TENGLAND, P. Empowerment in healthcare policy making: three domains of substantive controversy. Health Promotion Journal of Australia, v. 26, n. 3, p. 210-215, 2015.

FIRMINO, R. T. et al. Association of oral health literacy with oral health behaviors, perception, knowledge, and dental treatment related outcomes: A systematic review and meta‐analysis. Journal of public health dentistry, v. 78, n. 3, p. 231-245, 2018.

FIRMINO, R. T. et al. Is parental oral health literacy a predictor of children's oral health outcomes? Systematic review of the literature. International journal of paediatric dentistry, v. 28, n. 5, p. 459-471, 2018.

JUNKES, M. C. Tradução, adaptação transcultural para língua portuguesa do Brasil e validação da versão brasileira do REALD-30 (Rapid estimate of adult literacy in dentistry). 2013.

KHANI-VARZEGANI, F. et al. Early occurrence of childhood dental caries among low literate families. BMC research notes, v. 10, n. 1, p. 1-6, 2017.

KHODADADI, E. et al. Parents’ Oral Health Literacy and its Impact on their Children’s Dental Health Status. Electronic Physician, v. 8, n. 12, p. 3421, 2016.

KLEIN, H.; PALMER, C. E. Dental caries in American Indian children. US Government Printing Office, 1938.

LEE, J. Y. et al. Development of a word recognition instrument to test health literacy in dentistry: the REALD‐30–a brief communication. Journal of public health dentistry, v. 67, n. 2, p. 94-98, 2007.

LEVIN-ZAMIR, D. et al. The association of health literacy with health behavior, socioeconomic indicators, and self-assessed health from a national adult survey in Israel. Journal of health communication, v. 21, n. sup2, p. 61-68, 2016.

LINS, R. M. L. et al. Métodos de mensuração do letramento em saúde bucal no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 12, p. e4993-e4993, 2020.

MAGALHÃES, R. Avaliação da Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectivas e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 1767-1776, 2016.

MARQUES, S. R. L.; LEMOS, S. M. A. Health literacy and associated factors in adults primary care users. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, p. 535-559, 2018.

MARTINS, C. L. C.; DE CAMARGO JETELINA, J. Conhecimento dos pais sobre saúde bucal na infância e a relação com o motivo da consulta odontológica. Journal of Oral Investigations, v. 5, n. 1, p. 27-33, 2016.

MARTINS, M. T. et al. Dental caries and social factors: impact on quality of life in Brazilian children. Brazilian oral research, v. 29, p. 01-07, 2015.

MASSONI, A. C. D. L. T. et al. Saúde bucal infantil: conhecimento e interesse de pais e responsáveis. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 10, n. 2, p. 257-264, 2010.

MAUÉS, V. M. S. et al. Discussões sobre a aprendizagem significativa e a educação em saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 27, n. 5, p. 3183-3197, 2023.

MOHEBBI, S. Z. et al. Mothers as facilitators of oral hygiene in early childho-od. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 18, n. 1, p. 48-55, 2008.

NUNES, E. Celebração do 25º aniversário da carta de Ottawa. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 29, n. 2, p. 200-202, 2011.

PAL, A. et al. Family-related factors associated with caries prevalence in the primary dentition of 5–6-year-old children in urban and rural areas of Jabalpur City. Contemporary Clinical Dentistry, v. 8, n. 2, p. 305, 2017.

ROBERTO, L. L. et al. Falta de acesso a informações sobre problemas bucais entre adultos: abordagem baseada no modelo teórico de alfabetização em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 823-835, 2018.

SHETTY, R. M. et al. Influence of mother's oral health care knowledge on oral health status of their preschool child. Saudi J Oral Sci, v. 3, n. 1, p. 12, 2016.

SILVA, J. V. D.; OLIVEIRA, A. G. R. D. C. Individual and contextual factors associated to the self-perception of oral health in Brazilian adults. Revista de Saúde Pública, v. 52, 2018.

STANZEL, K. A.; HAMMARBERG, K.; FISHER, J. ‘Not everybody is an internet person’: Barriers for menopause‐related health literacy among immigrant women from the Horn of Africa nations. Health Promotion Journal of Australia, v. 32, p. 61-68, 2021.

VASCONCELOS, L. C. A. D. et al. Autopercepção da saúde bucal de idosos de um município de médio porte do Nordeste brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, p. 1101-1110, 2012.

WORLD HEALTH ORGANIZATION; WORLD HEALTH ORGANIZATION STAFF. Global tuberculosis report 2013. World Health Organization, 2013.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

de Macêdo, T. S., Silva, A. M. S. de M., da Silva, A. C., de Melo, B. . L. T., Silva, B. S., Santos, G. P. de H., … dos Santos, R. O. (2023). AVALIAÇÃO DO ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA UNINASSAU RECIFE. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(8), 4307–4323. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-012

Edição

Seção

Artigos