COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS AVALIADAS PELO TESTE KTK E TCMB: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Igor Mendes Lima
  • Layla Maria Campos Aburachid
  • Pablo Juan Greco
  • Schelyne Ribas

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-038

Palavras-chave:

Teste Motor, Revisão Sistemática, Desempenho Psicomotor

Resumo

O estudo objetivou identificar na literatura o nível de coordenação motora em amostra brasileira com os testes KTK e TCMB e, secundariamente quais variáveis se relacionaram com maior frequência a este construto. As bases de dados consultadas quanto ao tema, no período de 2017 a 2023, foram PubMed, Scielo, SportDiscus e a plataforma de pesquisa Google Scholar. Utilizou-se a ferramenta de checklist PRISMA e os critérios de elegibilidade do PICOs, ainda as palavras-chave foram “coordenação motora, KTK” e “Coordenação motora, TCMB” nos idiomas português, inglês e espanhol. Após triagem com critérios definidos, 26 artigos foram selecionados para compor a amostra, com um total de 4.035 crianças envolvidas nos estudos. A análise descritiva apontou que os anos 2018 (19%) e 2021 (30%) apresentaram maior quantitativo de publicações com avaliação da coordenação motora em amostra brasileira. Observou-se por meio dos resultados classificação de coordenação motora “Regular” entre os estudos que utilizaram o TCMB e classificação “Coordenação Normal” entre a maioria dos estudos que avaliaram a CM por meio do KTK. Em relação as variáveis relacionadas com a CM, identificou-se o IMC e a aptidão física as mais frequentes encontradas nos estudos. Conclui-se que o TCMB teve maior aplicabilidade para amostra de praticantes de esportes, enquanto o KTK apresentou maior número de avaliação entre escolares.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Lima, I. M., Aburachid, L. M. C., Greco, P. J., & Ribas, S. (2023). COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS AVALIADAS PELO TESTE KTK E TCMB: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 27(6), 2732–2759. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i6.2023-038

Edição

Seção

Artigos