A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: ESTUDO COM OS DISCENTES DE FACULDADE PARTICULAR DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Vitor Rafael Goetz ISEPE RONDON/GRADUADO
  • Lucas Gabriel De Almeida ISEPE RONDON/GRADUADO
  • Elisiane Salzer ISEPE RONDON https://orcid.org/0000-0002-8898-8097
  • Alexandre Feiden ISEPE RONDON/DOCENTE
  • Jessica Karine de Oliveira Gomes ISEPE RONDON/DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8416

Resumo

As incertezas advindas com pandemia da COVID-19 desaceleraram a economia mundial, devido a uma brusca queda das atividades industriais, comerciais e de serviços. A educação financeira pode auxiliar os indivíduos e famílias na administração das suas finanças pessoais. Assim, o objetivo deste estudo é analisar se os discentes da Faculdade de Ensino Superior – Isepe Rondon, utilizam a contabilidade como ferramenta na gestão das finanças pessoais e qual a percepção dos mesmos frente a relevância da educação financeira nos cursos superiores. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada tem caráter exploratório do tipo pesquisa descritiva baseado em um estudo de caso qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário aos discentes da instituição. Após análise dos dados, constatou-se que 54,7% dos acadêmicos fazem utilização de ferramentas, como planilhas ou aplicativos, para controle das finanças pessoais e 87,1% acreditam que o tema deve ser trabalhado durante a graduação. Conclui-se que os acadêmicos da instituição possuem um bom conhecimento frente ao tema, utilizam as ferramentas contábeis para os controles financeiros, possuem um baixo nível de endividamento e consideram importante o ensino de finanças pessoais durante o curso superior.

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Publicado

22-06-2021

Como Citar

Goetz, V. R., De Almeida, L. G., Salzer, E., Feiden, A., & Gomes, J. K. de O. (2021). A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: ESTUDO COM OS DISCENTES DE FACULDADE PARTICULAR DO OESTE DO PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 22(1). https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8416

Edição

Seção

Artigos