PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO REALIZADO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ

Autores

  • Mirian Aline Braatz Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Valdir Serafim Junior Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Fabiola Graciele Besen Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7248

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar através de um levantamento o perfil dos profissionais contábeis na cidade de Foz do Iguaçu – Pr, a análise efetuada contribui para um melhor entendimento de uma das profissões amplamente ligada ao desenvolvimento econômico e social, contribuindo para o entendimento do perfil destes profissionais. A pesquisa se classifica quanto à tipologia como descritiva, com abordagem quantitativa e conduzida sob o enfoque indutivo. Os dados foram coletados em sua totalidade no ano de 2016, por meio de questionário eletrônico semiestruturado com questões de múltiplas escolhas enviadas a 71 escritórios de contabilidade da cidade de Foz do Iguaçu, sendo que destes, a quantidade de respondentes foi de 67 profissionais e a análise de dados se deu por meio de estatística descritiva utilizando os métodos de tabulação cruzada e frequências. Como resultados alcançados, aponta-se maior concentração de bacharéis em contabilidade, residentes no próprio município, representados na maioria por mulheres, estas com as maiores faixas etárias e níveis de renda, devido ao tempo de atuação. Os profissionais com maior renda são representados pelos proprietários de escritórios de contabilidade e o segmento do comércio foi apontado como o segmento mais relevante para a atuação profissional dos contadores além dos escritórios de contabilidade. Uma grande parcela dos profissionais se sente seguro em assessorar seus clientes em planejamentos tributários e fiscais, porem consideram o planejamento trabalhista como a atividade que atuam com menor segurança. Além de afirmarem estar sempre em busca de atualizações profissionais através de revistas eletrônicas, identificou-se também através do estudo a presença considerável de jovens que buscam o ramo contábil para ascendência profissional.

Biografia do Autor

Mirian Aline Braatz, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu

Valdir Serafim Junior, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis. Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

Fabiola Graciele Besen, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Como Citar

Braatz, M. A., Serafim Junior, V., & Besen, F. G. (2019). PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO REALIZADO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7248

Edição

Seção

Artigos