ESTUDO DE PUBLICAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO E BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS: CARACTERÍSTICAS BIBLIOMÉTRICAS

Autores

  • Daiane Aline Tomaz Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Valdir Serafim Junior Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Fabiola Graciele Besen Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Ricardo Santana de Almeida Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7210

Resumo

A pesquisa objetivou realizar um levantamento bibliográfico, buscando identificar as características bibliométricas de artigos com abordagens no contexto de avaliação de desempenho e eficiência das instituições financeiras, evidenciando características, e confrontando os resultados deste estudo com os resultados de estudos similares anteriormente realizados por outros pesquisadores. Caracterizou-se como uma pesquisa estatística descritiva, conduzida sob análise indutiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no Portal da Capes e Google Scholar compreendendo o período de 2009 a 2017. Os resultados evidenciaram as características bibliométricas dos artigos analisados. Verificou-se que a maioria dos estudos utilizaram uma metodologia de medida e análise de desempenho, o Sistema PEARLS foi o mais utilizado, assim como os indicadores de desempenho. Houve poucas publicações relacionadas ao tema no período analisado de 2009 a 2013, além de identificar as áreas de Administração, Economia e Contabilidade como as áreas com maior número de publicações. Concluiu-se também que a rede de autores é isolada, ou seja, não há cooperação entre os autores do portfólio analisado. As revistas com maior número de publicações na área foram a Revista de Administração Mackenzie, Revista Catarinense da Ciência Contábil, Revista Contabilidade Vista e Revista e Revista Evidenciação Contábil e Finanças com (2) publicações cada. O ano de 2015 foi o ano com maior número de publicações (6), na quantidade de autores 2014 obteve o maior volume com 19 autores envolvidos. O ano de 2011 se destacou no número de citações totalizando (104), mas de forma geral notou-se um baixo índice de citações dos artigos analisados.

Biografia do Autor

Daiane Aline Tomaz, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

Valdir Serafim Junior, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciencias Contábeis pela Unioeste, Pós graduado em Gestão de Negócios e Auditoria pela Univel, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste.

Fabiola Graciele Besen, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

Ricardo Santana de Almeida, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis. Especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Como Citar

Tomaz, D. A., Serafim Junior, V., Besen, F. G., & Almeida, R. S. de. (2019). ESTUDO DE PUBLICAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E EFICIÊNCIA DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO E BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS: CARACTERÍSTICAS BIBLIOMÉTRICAS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7210

Edição

Seção

Artigos