GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UMA INTERVENÇÃO APLICADA A UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Autores

  • Bruna Fernanda Dias Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel, Paraná, Brasil
  • Amanda Grapégia Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel, Paraná, Brasil
  • Ketlyn da Silva Pasquali Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel, Paraná, Brasil
  • Luiz Gustavo Santos Barboza Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel, Paraná, Brasil
  • Delci Grapégia Dal Vesco Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6547

Resumo

O artigo versa sobre o tema gestão estratégica de custos e tem como objetivo apresentar os resultados de uma proposta de intervenção aplicada na gestão de custos sob a perspectiva da implementação do custo-meta no posto de combustível Alfa. Para tanto o referencial teórico versou sobre Sistema de Gestão de Custos e Custo-meta e franchising. Como metodologia foi utilizada a intervenção realizada no posto de combustível objeto de estudo. Foi identificado após verificação o histórico mensal dos resultados do ano de 2016, prejuízo em todo o período. Após a revisão dos impostos pagos, identificou-se que a organização estava realizando desembolsos para pagamento de impostos indevidos, o que ocorria em função da dificuldade em lançamento de despesas específicas, o que impediam a redução de lucro antes do cálculo de Imposto, gerando em um custo tributário maior que o devido. Após a intervenção, a organização reverteu seu quadro negativo e passou a apresentar lucro em seu resultado. Como sugestão de pesquisas futuras é a aplicação do custo meta no posto de combustível, bem como revisão contratual com base na teoria dos contratos.

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Fernanda Dias, B., Grapégia, A., da Silva Pasquali, K., Santos Barboza, L. G., & Grapégia Dal Vesco, D. (2018). GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UMA INTERVENÇÃO APLICADA A UM POSTO DE COMBUSTÍVEL. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6547

Edição

Seção

Artigos