POR UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICO-DISCURSIVA PARA A ESCRITA NAS DISCIPLINAS

Autores

  • Pedro Augusto Pereira Brito Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i1.8476

Resumo

Neste trabalho, objetivamos apresentar alguns estudos sobre a escrita acadêmico-científica, focalizando o tratamento dado as pesquisas do Letramento Acadêmico, bem como os trabalhos tematizados na especificidade da área denominada Escrita nas Disciplinas a fim de levantar inquietações teóricas que abram vias para um deslocamento teórico-metodológico. Para isso, são apresentados elementos teóricos que, em diálogo, são reflexões que envolvem: o ensino de escrita, o contexto acadêmico de seu acontecimento e os estudos da escrita disciplinar. Para tratar do letramento acadêmico, trazemos a discussão de Lea e Street (2006). Sobre a visão teórico-metodológica para o ensino de escrita que pretendemos aproximar da escrita nas disciplinas, apresentamos, de maneira específica, em Corrêa (2013) as bases teóricas para o seu ensino. Por fim, procedemos à apresentação de pesquisas que se desenvolvem a respeito da escrita em campos cujo escopo não é centralmente a linguagem, sobretudo as da área da Escrita nas Disciplinas, e de pesquisas nacionais que nela se apoiam, a fim de propor provocações para um cruzamento teórico que instigue o desenvolvimento de pesquisas sobre Letramentos Acadêmicos em uma perspectiva etnográfico-discursiva. Espera-se, assim, que as provocações propostas pela organização deste artigo possibilitem (re)pensar, centralmente por meio de uma perspectiva etnográfico-discursiva, as práticas de ensino e aprendizagem de escrita no contexto do ensino superior em diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Pereira Brito, Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual do Paraná

Mestre e Doutorando em Letras com ênfase em estudos linguísticos, tem interesse na análise linguística, escrita e linguística aplicada.

Downloads

Publicado

23-07-2021

Como Citar

BRITO, Pedro Augusto Pereira. POR UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICO-DISCURSIVA PARA A ESCRITA NAS DISCIPLINAS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 29, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/akropolis.v29i1.8476. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/8476. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos