O HORROR ESTÁ LÁ FORA: AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS ENVOLVENDO OS IMIGRANTES NO CONTO O HORROR EM RED HOOK (1927), POR H. P. LOVECRAFT

Autores

  • Fausto Alencar Irschlinger Espaços e Saberes; UNIVEL.
  • Miguel Allan Drehmer Gonçalves UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i1.7717

Resumo

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor norte-americano de fantasia e ficção científica, muito conhecido pelo gênero de terror, que viveu no começo do século XX e que, hoje, é bastante influente na cultura popular. Os conceitos filosóficos e narrativos pensados por ele marcam presença em grandes filmes do cinema, em histórias em quadrinhos, na música, em séries de televisão, em desenhos animados e, é claro, na literatura contemporânea. Todavia, Lovecraft também ficou conhecido por ser abertamente intolerante, tendo manifestado seu preconceito racial e sua aparente xenofobia em diversos contos e poemas. Com relação a isso, neste artigo busca-se identificar e analisar quais as representações discursivas que envolveram os imigrantes nos Estados Unidos do começo do século XX, a partir do conto O Horror em Red Hook (1927), de H. P. Lovecraft, procurando estabelecer um paralelo entre a ficção e a realidade. Com esse objetivo, os conceitos de representação, ficção e discurso serão trabalhados a partir de Pesavento e Orlandi; quanto à vida e obra de H. P. Lovecraft, utiliza-se a biografia escrita por Joshi (2014). Apesar de sua grande expressão, a literatura de Lovecraft foi pouco debatida academicamente, sobretudo em trabalhos brasileiros. Isso é surpreendente porque suas histórias, seus conceitos e suas personagens, que apresentam implicações diretas à representatividade étnica, permanecem recorrentes mesmo após quase um século desde as suas origens.

Biografia do Autor

Fausto Alencar Irschlinger, Espaços e Saberes; UNIVEL.

Pós-doutor e Doutor em História (UFPR), Mestre em História (UPF).

Pós-graduação em Parapsicologia Social e Institucional (IPAPPI/FATEC), Aperfeiçoamento em Educação e Graduação em História (UPF), possui outros cursos. Mais informações em Plataforma Lattes - CNPq.

Miguel Allan Drehmer Gonçalves, UNIPAR

Licenciado em História pela Universidade Paranaense – UNIPAR; pós-graduado em História Contemporânea e do Brasil, pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Irschlinger, F. A., & Drehmer Gonçalves, M. A. (2020). O HORROR ESTÁ LÁ FORA: AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS ENVOLVENDO OS IMIGRANTES NO CONTO O HORROR EM RED HOOK (1927), POR H. P. LOVECRAFT. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 28(1). https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i1.7717

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa