CONTRIBUIÇÕES DE TDIC NA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO–PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PDE/PR

Autores

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7631

Resumo

Pretendemos neste artigo apresentar um pequeno recorte da tese: “As tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas dos professores PDE/PR de língua portuguesa” (BERNINI, 2017). As bases teórico–metodológicas que fundamentam a pesquisa têm como eixo central de condução os pressupostos da Linguística Aplicada que compõem a base para a compreensão do momento sócio–histórico sobre Letramentos presentes em contexto educacional. Por isso, a literatura sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no âmbito educacional, também contribui para compreensão de nosso enfoque. Pretendemos neste artigo responder uma das questões problematizadoras da pesquisa: quais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estavam mais presentes nas propostas de implementação dos professores em processo de formação pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR? Um dos objetivos foi investigar as contribuições das TDIC na implementação da produção didático–pedagógica de Língua Portuguesa do PDE/PR.

Biografia do Autor

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina-PR (2017), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2003) e três Especializações: Literatura e Língua Portuguesa ( 2000); Mídias Integradas na Educação (2011) e Ensino e Aprendizagem de Línguas (2019).  Professora da rede pública estadual de educação básica, vinculada a Secretaria de Educação do Paraná - SEED/PR.

Downloads

Publicado

04-11-2019

Como Citar

Bernardineli Bernini, E. A. (2019). CONTRIBUIÇÕES DE TDIC NA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO–PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PDE/PR. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 27(1). https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7631

Edição

Seção

Artigos