O ETHOS DA CULTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7572

Resumo

Este trabalho discute o papel da Educação a partir afirmação explicitada nos PCN de 1998 diante da visão de Mário Vieira de Mello (1912 - 2006). Na busca pela qualidade de ensino os currículos são adequados às realidades urbanas a partir de modelos importados, muitas vezes sem uma análise profunda do papel que a sociedade deseja que a Educação desempenhe. A reflexão sobre os conceitos de liberdade e igualdade para a democracia podem levar os educadores a outros posicionamentos, considerando autores que buscam na Educação a transcendência do Ethos, não da maneira possível, mas enfrentando as idiossincrasias e paradoxos que apresenta nossa democracia. Diante dessa proposição, o artigo responda e seguinte pergunta: - A Educação Brasileira pode dar suporte necessário para uma democracia com plena liberdade aos seus cidadãos? Como resposta, sugere-se a implantação de uma nova Educação cujo o grande desafio é torná-la suficiente para atender a demanda por profissionais capacitados e devidamente educados para exercer sua liberdade plena na democracia cultivando a liberdade interna a partir do conceito de Ethos.

Biografia do Autor

Daniel Chris Amato, prefeitura municipal de campinas

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias na UNESP, Campus de Rio Claro (2016-2017), sob a orientação do Prof. Dr. Adriano Polican Ciena e Coorientação da Profa. Silvia Deutsch. Especialista em Educação Musical pelo UNASP-EC (2012). Graduado em Educação Artística com licenciatura em música pelo UNASP (2011). Bacharel em Administração de Empresas pela ASSER (1997). É Professor (PEBIII-Arte) da Rede Municipal de Ensino de Campinas, onde desenvolve atividades no Projeto Cantando na Escola. Atuou como docente da UNINCOR, em Três Corações-MG, no curso de Licenciatura em Música na modalidade EaD; na Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP) no curso presencial de música e na pós graduação de Educação Musical e também no MBA Engenharia Logística. Também atua como docente na Pós Graduação Lato Sensu (presencial) no Centro Sul-brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação (CENSUPEG). É tutor virtual do curso de música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesta mesma universidade atuou como professor substituto no curso de licenciatura em música (presencial). Atua como regente do Madrigal Nós por Voz e é elaborador do Projeto Sinfonia Coral que reúne corais de diversas cidades para execução de obras sinfônicas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em educação musical, coral adulto, coral de 3ª idade, coral infantil, técnica vocal, cultura popular e capoeira, tecnologias e desenvolvimento humano e musicalização.

 

Downloads

Publicado

23-12-2019

Como Citar

Amato, D. C. (2019). O ETHOS DA CULTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 27(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i2.7572

Edição

Seção

Artigos de Revisão