SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LACTANTES COM GÉRMEN INTEGRAL DE MILHO EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO GRÃO

Autores

  • Emizael Menezes de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Alan Soares Machado Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Anderli Divina Ferreira Rios Faculdade Evangélica de Goianésia

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i2.6665

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da substituição do milho grão pelo gérmen integral de milho (GIM) na dieta de vacas lactantes, com cinco teores de inclusão do gérmen de com base na matéria seca (0,0; 6,7; 13,5; 20,1 e 26,9 %). Foram utilizadas cinco vacas multíparas mestiças, com 490 kg de peso corporal, 100 dias pós-parto e produção média de 26 kg de leite/dia. Cada período experimental teve duração de 21 dias, sendo 13 dias para adaptação à dieta e oito dias para coleta de amostras.  O experimento foi em quadrado latino, os modelos foram selecionados onde os regressores foram significativos e a falta de ajuste não significativa, adotando-se o nível de significância de 5%. As varivéis analisadas foram o consumo de matéria seca, a digestibilidade, o comportamento ingestivo, tamanho médio de partícula, a fração não degradável, parâmetros ruminais, produção e composição do leite, eficiência alimentar, concentração de energia e energia de lactação. A substituição do milho grão pela inclusão do GMI não provocou alterações (P>0,05) no comportamento ingestivo, pH, N-NH3, e fração não degradável. A produção de leite, quantidade de proteína, lactose, relação proteína: gordura e eficiência alimentar tiveram aumento (P<0,05), foi verificada redução linear (P<0,05) na porcentagem de gordura e concentração de energia assim como a % de butirato com o acréscimo de GIM na dieta. A dieta com a inclusão de 26,9% de GIM na MS não promoveu efeito negativo sobre as variáveis analisadas, o GMI, pode ser um substituto do milho na dieta de vacas lactantes.

Biografia do Autor

Emizael Menezes de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4361096E1

Formado em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres.

Pesquisas realizadas em bovinocultura de corte, nutrição de ovinos, nutrição de bovinos leiteiro e forragicultura com adubação.

Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás - Escola de Veterinária e Zootecnia (Linha de produção animal com foco em nutrição de ruminante).

Pesquisa realizada em Sistemas silvipastoris, com produção de bovino e corte e produção e caracteristica do pasto.

Doutorando pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Veterinária e Zootecnia

Área de pesquisa Manejo de Pastagem e Forragicultura.

Alan Soares Machado, Instituto Federal Goiano – Campus Ceres

Professor Doutor em Ciência Animal

Anderli Divina Ferreira Rios, Faculdade Evangélica de Goianésia

Doutora em Produção Vegetal EA/UFG

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

de Almeida, E. M., Machado, A. S., & Ferreira Rios, A. D. (2018). SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LACTANTES COM GÉRMEN INTEGRAL DE MILHO EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO GRÃO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i2.6665

Edição

Seção

Resumo de Tese ou Dissertação