PRINCIPAIS ASPECTOS CONSIDERADOS POR CONSUMIDORES NA AQUISIÇÃO E CONSUMO DE CARNE SUÍNA EM COLÔNIA DO PIAUÍ-PI

Autores

  • Aracele Prates Oliveira Pesquisadora FAPEPI/DCR
  • Crenilde Pachêco da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Hermógenes Almeida De Santana Júnior Professor Adjunto, Universidade Estadual do Piauí
  • Maurílio Souza dos Santos Professor Adjunto, Universidade Estadual do Piauí
  • Johnny Martins de Brito Doutorando, Universidade Estadual de Maringá, UEM
  • Fabrício Bacelar Lima Mendes Pesquisador DCR/FAPEPI
  • Elizângela Oliveira Cardoso Santana Professora Substituta Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.5810

Resumo

Objetivou-se avaliar o perfil do consumidor, da carne suína, quanto aos aspectos importantes considerados para o consumo, na cidade de Colônia do Piauí-PI. A pesquisa foi feita em forma de questionários com perguntas objetivas, sendo abordados nas residências da cidade, no interior e também nos estabelecimentos comerciais. As informações coletadas foram processadas pelo programa computacional Excel®. Foram entrevistadas 100 pessoas, sendo 38% homens e 62% mulheres. Constatou-se que 95% dos entrevistados consomem a carne suína, dando preferência a carne bovina citada por 42%. A maior frequência de consumo da carne suína foi considerada mensalmente por 36% dos entrevistados. Na região, 77% dos entrevistados consomem a carne suína mais sobre a forma in natura apresentando maior preferência pelo corte cárneo, costela com 35,8% dos consumidores e dentre os industrializados a linguiça liderou em consumo (48%). Possibilitou-se verificar que 86% afirmaram nunca ter visualizado propaganda de incentivo ao consumo de carne suína. Os entrevistados acreditam que os animais que passam menor desconforto na produção e no abate são as aves e peixes, ambos com 37% das opiniões. Percebe-se que o principal entrave para consumo da carne suína em Colônia do Piauí-PI pode estar atrelado à falta de esclarecimento sobre os benefícios de que a carne suína pode trazer, e de investimentos em marketing que desmistifiquem os problemas relacionados às questões sanitárias e ao teor de gordura. A frequência de consumo pode ser aumentada, já que o preço não foi o fator limitante para o consumo.

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Publicado

30-10-2017

Como Citar

Oliveira, A. P., Silva, C. P. da, De Santana Júnior, H. A., dos Santos, M. S., de Brito, J. M., Lima Mendes, F. B., & Cardoso Santana, E. O. (2017). PRINCIPAIS ASPECTOS CONSIDERADOS POR CONSUMIDORES NA AQUISIÇÃO E CONSUMO DE CARNE SUÍNA EM COLÔNIA DO PIAUÍ-PI. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i2.5810

Edição

Seção

Artigo Original