LEVANTAMENTO RÁPIDO DOS ANUROS DA ÁREA DA CACHOEIRA RONCADEIRA, TAQUARUÇU - TOCANTINS

Autores

  • Jacyara Alves da Cunha Ribeiro Não se aplica
  • Pedro Heber Estevam Ribeiro Professor Mestre do Instituto Federal do Tocantins, Campus Colinas - TO.
  • José Fernando de Sousa Lima Fundação Universidade do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i1.5721

Resumo

Em relação aos anfíbios dos Estados de Goiás e Tocantins, os trabalhos disponíveis tratam de descrições de espécies e de ecologia de anfíbios. Esse trabalho foi realizado em uma área de importância ao ecoturismo, denominada Cachoeira da Roncadeira. O presente estudo teve como proposito realizar um levantamento rápido sobre a anurofauna e com bases nestes dados, fazer comentários sobre a qualidade ambiental. No presente levantamento foi aplicada a técnica de busca ativa, que consiste na revirada de troncos, pedras e folhas caídas em locais úmidos, no período que compreende entre as 06h 30 min - 08h 30 min e 19h 30 min - 21h 30 min. Gravação dos registros sonoros, visualização direta e registros fotográficos foram realizados e analisados comparativamente com os guias de identificação visuais. Foram registradas 18 espécies de anuros na área de influência da cachoeira da Roncadeira, distribuídas nas famílias Bufonidae (2); Hylidae (7); Leptodactylidae (6); Microhylidae (3). Pela amostra aqui apresentada ser bem representativa da área de influência da cachoeira, esta evidencia existência de boa qualidade ambiental local. Sendo um indicador para a necessidade de investimentos em preservação para o ecoturismo com sustentabilidade.

Biografia do Autor

Jacyara Alves da Cunha Ribeiro, Não se aplica

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro Universitário Luterano de Palmas(2012).

Pedro Heber Estevam Ribeiro, Professor Mestre do Instituto Federal do Tocantins, Campus Colinas - TO.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Coordenou e executou grandes projetos, a saber: Monitoramento de animais e plantas no Projeto de Irrigação do Jaíba durante dois anos, Resgate e monitoramento da fauna silvestre da Usina Hidrelétrica do Lajeado durante quatro anos. Coordenador do curso de Biologia (2003 a 2011) e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (2009 a 2011) do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), em Palmas. Tem realizado diversos Planos de Manejo em Unidades de Conservação, EIA's/RIMA's, PCA's/RCA's e monitoramento de Invertebrados de interesse médico sanitário e agronômico, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos (pequenos, médios e grandes mamíferos, também primatas e quirópteros). Assumindo com dedicação exclusiva como professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins desde 02 de fevereiro de 2015 aos dias atuais.


José Fernando de Sousa Lima, Fundação Universidade do Tocantins

Biólogo e Mestre em Genética pela UFPb (João Pessoa). Doutor em Ciências Biológicas: Zoologia pela UNESP (Rio Claro). Está como Professor Titular na UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins), no Campus de Porto Nacional-TO (atual UFT), hoje está vinculado ao Curso de Engenharia Agronômica. Esteve como Prof. Pesquisador na UFPR (pelo CNPq) e FCA/UNESP (voluntário e colaborador). Encontra-se, também, como docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Zoologia e Genética, atua principalmente nos temas: mastofauna, levantamento, morfologia, citogenética.

 

Downloads

Publicado

11-09-2018

Como Citar

Ribeiro, J. A. da C., Ribeiro, P. H. E., & Lima, J. F. de S. (2018). LEVANTAMENTO RÁPIDO DOS ANUROS DA ÁREA DA CACHOEIRA RONCADEIRA, TAQUARUÇU - TOCANTINS. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/arqvet.v21i1.5721

Edição

Seção

Artigo Original