NUTRIÇÃO NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA E SÍNDROME METABÓLICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Lucimar Scheidt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen
  • Leucinéia Schmidt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen
  • Thais da Luz Fontoura Pinheiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen
  • Fábia Benetti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6365

Resumo

A doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos na ausência de ingestão alcoólica e está sendo reconhecida como a principal causa de doença hepática crônica, e um dos componentes da Síndrome Metabólica, decorrente de maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. Este trabalho teve por objetivo investigar a associação entre DHGNA e fatores relacionados à Síndrome Metabólica, bem como seus aspectos nutricionais. Para o levantamento bibliográfico, optou-se pela busca de artigos nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Aplicou-se a combinação dos seguintes descritores: “Liver diseases”, “Metabolic Syndrome” e “Nutrition Therapy”. Estima-se que mais de 70% dos indivíduos obesos apresentam alguma forma de DHGNA, afetando homens e mulheres. Os artigos selecionados comprovam a relação entre hiperlipidemia, resistência à insulina, obesidade e outros fatores da Síndrome Metabólica com a DHGNA. Enfim, observa-se a necessidade de mais pesquisas a respeito do assunto abordado e sua relação com a Síndrome Metabólica, devido aos impactos negativos que causam na saúde. Logo, orientações nutricionais adequadas são fundamentais para o tratamento dos pacientes.

Biografia do Autor

Lucimar Scheidt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica com Ênfase em Doenças Crônicas e Transtornos Alimentares pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen. Departamento de Ciências da Saúde, Nutrição Clínica.

Leucinéia Schmidt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciências da Saúde, Nutrição Clínica.

Thais da Luz Fontoura Pinheiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Engenharia de Alimentos Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada-Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciências da Saúde. Nutrição Clínica.

Fábia Benetti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista, Mestre em Envelhecimento Humano, Doutoranda em Gastroenterologia e Hepatologia, Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada-Campus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciências da Saúde. Nutrição Clínica.

Downloads

Publicado

02-04-2018

Como Citar

Scheidt, L., Schmidt, L., Pinheiro, T. da L. F., & Benetti, F. (2018). NUTRIÇÃO NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA E SÍNDROME METABÓLICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 22(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6365

Edição

Seção

Artigo de Revisão