AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE E RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS AGENTES CONTROLADORES DO CRESCIMENTO DE USO HOSPITALAR E INDUSTRIAL

Autores

  • Priscylla Andrade Volkart Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.
  • Matheus Souza Spagiari Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
  • Delmar Bizani Unilasalle-Canoas/RS Centro Universitário LaSalle - Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i1.2017.5729

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento e a resistência de bactérias em relação a agentes químicos com ação antimicrobiana em diferentes concentrações e determinar a quantidade mínina para que ocorra a inibição dos microrganismos. Serratia marcescens, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosas, Escherichia coli, Bacillus cereus e Staphylococcus aureus, foram os microrganismos utilizados, os quais foram semeados em meio Plate Count Agar (PCA). Na sequência, aplicaram-se os testes com os agentes controladores, nas concentrações de 0,5 %, 1,5%, 3,0%, 5,0%, 7,0% e 10,0 %, e os álcoois pré-determinados. A identificação da eficácia foi definida atraves frequência e índice de inibição. Foram realizadas análises de 13 substâncias nas seis diferentes concentrações, ou seja, 468 amostras totalizadas no experimento. Com relação aos microrganismos estudados observou-se, dentre os componentes escolhidos, uma ampla resistência, mesmo em concentrações maiores. O estudo demonstrou variação de resistência e sensibilidade, sendo ácido ascorbico o agente com a maior concentração inibitória mínima e as menores concentrações foram do peróxido de hidrogênio. Considerando importância do uso desses compostos na inibição e no controle de agentes bacterianos em diferentes áreas, torna-se vital o conhecimento da amplitude de seu espectro, assim alguns produtos, nas diluições recomendadas para uso, revelaram possuir atividade antibacteriana mais reduzida ou inexistente.

Biografia do Autor

Priscylla Andrade Volkart, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Graduada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Mestranda em Biologia Celular e Molecular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Matheus Souza Spagiari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Graduado em Química pelo Unilasalle-Canoas/RS. Doutorando em Microbiologia Agrícola e do Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Delmar Bizani, Unilasalle-Canoas/RS Centro Universitário LaSalle - Canoas/RS

Professor de cursos de graduaçao da ärea da Saúde e Professor Associado do Depatamento de Ciências da Saúde. Prof. do Programa de Pós-graduação Unilasalle-Canoas/RS, Mestrado Acadêmico em Avaliação de Impactos Ambientais e Mestrado Porfissional em Saúde e Desenvolvimento Humano.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Volkart, P. A., Spagiari, M. S., & Bizani, D. (2017). AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE E RESISTÊNCIA BACTERIANA AOS AGENTES CONTROLADORES DO CRESCIMENTO DE USO HOSPITALAR E INDUSTRIAL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i1.2017.5729

Edição

Seção

Artigo Original