A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS

Autores

  • Iara Sescon Nogueira
  • Heloisa Magri Vergaças
  • Luana Freire Santos
  • Paulo Eduardo Cypriano
  • Marli Garcia Moreno
  • Simoni Obici Lima
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259

Resumo

Este trabalho objetivou relatar as concepções e práticas de Educação em Saúde e sua relação com a promoção à saúde pelas equipes integrantes de uma unidade de saúde da família e conduzir à ação-reflexão sobre a abordagem dialógica e emancipatória educativas, por meio de discussões grupais. Tratou-se de uma pesquisa-ação com base teórico-metodológica dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. As percepções dos participantes, quanto às práticas educativas, não são atuais e evidencia a mudança de paradigma que estamos vivendo, do método tradicional para o dialógico. Por meio da reflexão sobre o modelo dialógico e o modelo bancário foi possível pensar sobre as práticas dos profissionais da área da saúde e a possibilidade de mudá-las.

Biografia do Autor

Iara Sescon Nogueira

Heloisa Magri Vergaças

Luana Freire Santos

Paulo Eduardo Cypriano

Marli Garcia Moreno

Simoni Obici Lima

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Nogueira, I. S., Vergaças, H. M., Santos, L. F., Cypriano, P. E., Moreno, M. G., Lima, S. O., & Baldissera, V. D. A. (2015). A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259

Edição

Seção

Artigo Original