O IMPACTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DO COLABORADOR EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPs)

Autores

  • André Salata Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6432

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a influência que as práticas de gestão de pessoas exercem sobre a motivação no trabalho realizado por colaboradores em Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de Maringá-PR. A busca por essa compreensão considera as necessidades básicas de cada indivíduo, fatores de higiene, fatores motivacionais e incentivos de interação social pelos quais funcionários são motivados. Para tanto, a partir de estudos referentes aos processos de gestão de pessoas, motivação e terceiro setor, com foco para organizações qualificadas como OSCIP, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores dessas instituições, bem como aplicados questionários com os seus funcionários. Os resultados indicaram que as organizações apresentam práticas de gestão de pessoas pouco estruturadas, com processos não formalizados e ausência de planejamento estratégico para os recursos humanos. Constatou-se que os colaboradores possuem uma forte orientação para causas sociais, o que estabelece uma sólida ligação emocional entre o funcionário e a organização. Conclui-se que, apesar de necessidades de estima e realização terem sido destacadas pelos funcionários, tais necessidades não foram observadas como fatores motivadores significativos.

Biografia do Autor

André Salata Lima, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Administração e auditor da KPMG

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Lima, A. S., & Augusto, C. A. (2018). O IMPACTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DO COLABORADOR EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPs). Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6432

Edição

Seção

Artigos