A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA SOB O CAPITAL HUMANO

Autores

  • Willer Carlos Oliveira UNIPAR - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6235

Resumo

Pode-se dizer que o capital humano é um dos principais ativos das organizações atuais e do futuro, assim surge à necessidade de gerir este capital. A escassez de bons líderes, o medo do desenvolvimento e a cultura da centralização, dão espaço para a era do conhecimento e aprendizado, começando a predominar a nova gestão dos líderes que desenvolvem líderes. A liderança é um conceito que se transforma ao longo dos tempos, mas que preserva a sua essência, que é explicada como a arte de influenciar e conduzir pessoas. Liderar tornou-se uma competência gerencial em que o líder estimula sua equipe para atingir bons resultados com flexibilidade, inovação e motivação. A liderança está muito além do desenvolvimento operacional de tarefas, ela envolve um trabalho árduo de relacionamento interpessoal e acompanhamento das pessoas que estão sob comando. As pessoas são fundamentais para o sucesso das organizações. Atrair e manter talentos são os grandes desafios da administração de pessoas. Os líderes têm um papel fundamental, pois tudo começa e termina na liderança. Isso significa que os líderes inevitavelmente melhoram ou complicam a vida da organização e das pessoas que o seguem. A abordagem metodológica desta pesquisa é predominantemente de caráter exploratório, em função do objeto de estudo e dos objetivos definidos. Assim, a presente pesquisa é uma revisão bibliográfica, tendo como objetivo elencar a influencia da liderança sob o capital humano. Partindo dos pressupostos apresentados, este trabalho analisou o papel do líder, qual a sua função e principalmente seu papel, suas características e sua influência sob o capital humano da empresa. 

Biografia do Autor

Willer Carlos Oliveira, UNIPAR - Universidade Paranaense

Graduação em História (2009) e em Ciências Contábeis (2013) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010), em Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012) e em Educação a Distância pela UNOPAR (2015) e Consultoria Empresarial pela (UNIPAR) em andamento. Atualmente, é Técnico Tutor Mediador da Universidade Paranaense - UNIPAR - dos cursos de graduação em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Administração, e do curso de pós graduação em Gestão de Vendas e Marketing, Professor de História/Ensino Médio no Colégio Atenas em Cidade Gaúcha e Gerente Financeiro da Mitra Diocesana de Umuarama - Paróquia São José Operário.

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Oliveira, W. C. (2018). A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA SOB O CAPITAL HUMANO. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/receu.v19i1.6235

Edição

Seção

Artigos