AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO: MUDANÇAS DE PERFIL E DE COMPORTAMENTO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS ÀS NOVAS DEMANDAS

Autores

  • Valmir Alberto Thomé Universidade Paulista - UNIP
  • Eusélia Paveglio Vieira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI
  • Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6343

Palavras-chave:

Inovação. Educação. Tecnologia. Perfil. Comportamento.

Resumo

temática de estudo é sobre a inserção de processos inovadores pelas organizações que buscam satisfazer os consumidores e continuarem competitivas no mercado, no entanto, não detêm um modelo padronizado de departamento especializado que possibilite a concretização desses processos. Investiga se há um modelo ideal de estrutura organizacional com base nas características de inovação que cada ator - colaborador, arquiteto de experiências, cenógrafo e cuidador - representa neste processo, na interação entre eles, bem como nas etapas do processo inovador. Realiza revisão de literatura com procedimentos metodológicos de pesquisa exploratória e descritiva, com meios bibliográficas de investigação. Os resultados indicam que em razão das mudanças de perfil e de comportamento da sociedade, as organizações têm buscado as inovações tecnológicas em produtos e serviços a fim de atender às novas demandas. Também as demandas na área da educação motivaram o desenvolvimento de propostas inovadoras atendendo a uma sociedade que busca alternativas para as suas necessidades. Um modelo ideal de estrutura organizacional será possível na medida em que cada um dos atores represente o seu papel no planejamento e desenvolvimento de ideias inovadoras que permitam interpretar as novas demandas.

Biografia do Autor

Valmir Alberto Thomé, Universidade Paulista - UNIP

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPR; Especialista em Comunicação pelo Centro Universitário Católico Sudoeste Paraná – UNICS; Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Doutorando em Administração pela Universidad Nacional de Misiones – UNAM; Professor Titular da Universidade Paulista – UNIP.

Eusélia Paveglio Vieira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI; Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu – FVC; Doutoranda em Administração pela Universidad Nacional de Misiones – UNAM; Professora Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Bacheral em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Pós Doutor pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-RJ: Professor Titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Thomé, V. A., Vieira, E. P., & Sausen, J. O. (2018). AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO: MUDANÇAS DE PERFIL E DE COMPORTAMENTO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS ÀS NOVAS DEMANDAS. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 18(2). https://doi.org/10.25110/educere.v18i2.2018.6343

Edição

Seção

Artigos de Revisão