O PROTESTO EXTRAJUDICIAL COMO MEIO LEGÍTIMO E EFICAZ NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: ANÁLISE RELATIVA AO PAGAMENTO DIFERIDO DE EMOLUMENTOS

Autores

  • Luiz Fernando Vescovi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anatieli Aparecida Fiabane Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7098

Resumo

A presente pesquisa pretende analisar aspectos jurídicos pertinentes à nova configuração do protesto extrajudicial na realidade brasileira atual, principalmente diante do cenário de crise econômica que assola as finanças dos empresários, comerciantes e famílias no Brasil. Para melhor compreensão do tema, buscam-se elementos históricos, conceituais e funcionais relacionados ao protesto extrajudicial de títulos, atribuindo especial atenção à sua distinção dos órgãos de proteção ao crédito e à sua utilização como instrumento de cobrança. Ao final, dedica-se relevante consideração ao estudo e à aplicação do sistema de pagamento diferido de emolumentos que está ajudando os credores na recuperação de créditos sem maiores ônus a estes.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Vescovi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira. Mestre em Direito Internacional pela Universidad San Carlos. Mestre em Direito das Relações Internacionais e da Integração na América Latina pela Universidad de la Empresa. MBA em Comércio Internacional pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Geopolítica e Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Direito pela Universidade Positivo. Autor de livros jurídicos e de artigos científicos em revistas especializadas. Advogado.

Anatieli Aparecida Fiabane, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Especialista em Direito Notarial e Registral pela Damásio Educacional. Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira. Coautora do livro jurídico “Pergunte ao Advogado!” (Curitiba: J.M. Editora, 2014) e de artigos científicos em revistas especializadas. Ganhadora de concursos literários e coletânea de contos com as obras “Os pés descalços de Esmeralda” (Cartas do Pequeno Imperador, 2015) e “Sou um peixe!” (Motus Movimento Digital, 2017). Escrevente Notarial Sênior do Tabelionato de Notas e Protesto de Videira.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Vescovi, L. F., & Fiabane, A. A. (2019). O PROTESTO EXTRAJUDICIAL COMO MEIO LEGÍTIMO E EFICAZ NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: ANÁLISE RELATIVA AO PAGAMENTO DIFERIDO DE EMOLUMENTOS. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 26(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7098

Edição

Seção

Artigos