INDIVIDUALIDADE E PÓS-MODERNIDADE NO PENSAMENTO DE BAUMAN E NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Alvaro Marcel Palomo Alves Universidade Estadual de Maringá (PR)
  • Afonso Henrique Iwata Universidade Estadual de Maringá (PR)

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.6398

Resumo

O conceito de individualidade é amplamente discutido nas ciências humanas, perpassando várias disciplinas (Psicologia, Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Educação). O presente artigo tem como intuito investigar alguns aspectos desse conceito para Zygmunt Bauman na obra “Modernidade Líquida” e para autores da psicologia histórico-cultural. Primeiramente apresentamos como Bauman relaciona a individualidade com sua concepção de modernidade líquida, na sequência discutimos os pressupostos da concepção histórico-cultural de indivíduo e sociedade e por último concluímos pela comparação epistemológica entre os autores, examinando as possíveis aproximações e/ou distanciamentos entre eles. 

Biografia do Autor

Alvaro Marcel Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá (PR)

Psicólogo, mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (UFPR). Doutor em Psicologia e Sociedade (Unesp-Assis) Professor Adjunto no departamento de psicologia da Universidade Estadual de Maringá (Pr).

Afonso Henrique Iwata, Universidade Estadual de Maringá (PR)

Graduado em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PR)

 

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

Palomo Alves, A. M., & Iwata, A. H. (2018). INDIVIDUALIDADE E PÓS-MODERNIDADE NO PENSAMENTO DE BAUMAN E NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 25(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.6398

Edição

Seção

Artigos