ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PARA PROJETO ARQUITETÔNICO NA CIDADE DE UMUARAMA – PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.5948

Resumo

A sustentabilidade é uma demanda da sociedade contemporânea diante da esgotabilidade dos recursos naturais. Quando aplicada à arquitetura, está diretamente relacionada ao conceito bioclimático, que consiste na melhoria das condições de conforto térmico e na minimização do consumo enérgico da edificação por meio da análise do contexto c3limático em que esta se insere. Em busca de estratégias bioclimáticas pertinentes aos distintos contextos climáticos do globo terrestre, vários pesquisadores se empenharam em desenvolver métodos cada vez mais eficazes, por meio da utilização de cartas bioclimáticas. Entre estes estudos, destaca-se a carta bioclimática de Givoni, que incluiu o perfil climático dos países em desenvolvimento e portanto, se adequa ao Brasil. Desse modo, este trabalho visa elencar estratégias bioclimáticas para projeto arquitetônico levando em consideração as variáveis climáticas da cidade de Umuarama – PR.

Biografia do Autor

Guilherme Serafim, Universidade Paranaense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2013). Laureado o melhor aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2013). Especialista em Tecnologia e Sustentabilidade Aplicada ao Projeto do Ambiente Construído pela Universidade Paranaense (2016). Atualmente é arquiteto autônomo no escritório Serafim Arquitetura, atuando na área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura de Interiores. 

Rafael Remor, Universidade Paranaense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2013). Especialista em Tecnologia e Sustentabilidade Aplicada ao Projeto do Ambiente Construído pela Universidade Paranaense (2016).

Caroline Salgueiro da P. Marques Fenato, Universidade Paranaense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2008), laureada melhor aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Bioclimático, Luminoso e Acústico. Como também em projetos arquitetônicos relacionados a Arquitetura e Arte Sacra no Laino Arquitetura e Arte Sacra.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

Serafim, G., Remor, R., & Fenato, C. S. da P. M. (2018). ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS PARA PROJETO ARQUITETÔNICO NA CIDADE DE UMUARAMA – PR. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 25(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i2.5948

Edição

Seção

Artigos